Regramento da PLR: veja como foi a rodada de negociação do dia 22

alt

alt

FUP

Nesta segunda-feira, 22, a FUP e a Petrobrás voltaram a se reunir para mais uma rodada de negociação sobre regras e critérios para o provisionamento e distribuição das PLR’s futuras. Conforme solicitado pela FUP na última reunião, hoje a Petrobrás apresentou o montante das PLR’s pagas ao longo dos últimos anos, bem como os percentuais, tanto em relação ao lucro líquido, quanto aos dividendos. 

Em relação à proposta da FUP, que tem a variação de 14% a 25% dos dividendos dos acionistas, a Petrobrás informou que aguarda um posicionamento do DEST, mas voltou a afirmar que o montante da PLR deve ser estabelecido com base no lucro líquido registrado pela empresa, com variação de até 4,5%.

Na forma de distribuição, a Petrobrás propõe que 50% do valor total provisionado seja dividido de forma igualitária a todos os trabalhadores e, os outros 50%, de forma proporcional, levando em conta a remuneração de cada um. A FUP reafirmou o pleito de que o montante seja dividido igualmente entre os trabalhadores e solicitou os valores da folha salarial da Petrobrás, de 2008 a 2012.

A Federação também cobrou informações sobre o volume de óleo vazado no acidente ocorrido no Terminal Almirante Barroso (TEBAR), em São Sebastião, no dia 05 de abril. A Petrobrás informou que foram 3.500 litros e, que a meta de volume total de petróleo e derivados vazados neste ano é de 476.000 litros. A FUP afirmou que só irá se posicionar sobre qualquer indicador que tenha alguma ligação com SMS, após a resposta da Petrobrás sobre as propostas apresentadas pela FUP à diretoria executiva na empresa, no último dia 16 de abril, que podem ser conferidas aquihttp://www.fup.org.br/2012/noticias/manchetes/2220938-fup-leva-propostas-de-sms-a-diretoria-executiva-da-petrobras-e-cobra-posicionamento-da-empresa.

A FUP propôs que a próxima reunião seja realizada no dia 10 de maio, para que Petrobrás apresente a evolução dos indicadores já acordados no primeiro trimestre de 2013 e continue a discussão sobre a forma de distribuição das PLR’s futuras.

Propôs ainda, que a última reunião sobre tema regramentos das PLR’s seja no dia 24 de maio, quando a Petrobrás deverá apresentar a sua proposta. Caso seja necessário, haverá uma reunião extraordinária entres o dia 10 e 24 de maio.

A prorrogação da negociação foi solicitada pela FUP, devido ao agendamento de uma reunião com o DEST, que será realizada no dia 08 de maio e, também, à mudança de data da PlenaFUP, para o início do mês de junho, já que a proposta apresentada pela Petrobrás será debatida na plenária, bem como serão tirados os encaminhamentos para a avaliação da categoria.  

A FUP e seus sindicatos reafirmam que as mobilizações dos trabalhadores são imprescindíveis, já que a Petrobrás e o DEST, à revelia do movimento sindical, pactuam das mesmas metas e indicadores, que não possibilitam os avanços na definição de regras e critérios justos e democráticos para as PLR’s futuras.