Referendada no ES, proposta de ACT continua sendo aprovada nas assembleias das bases da FUP

O Sindipetro Espírito Santo realizou na noite de quinta-feira, 03, assembleia virtual, com participação de 467 trabalhadores do Sistema Petrobrás, que disseram sim ao Acordo Coletivo de Trabalho proposto pela empresa, após negociação com a FUP. O ACT foi aprovado por 85% dos petroleiros capixabas.

Iniciadas no dia 31, as assembleias prosseguem até 13 de setembro nas demais bases sindicais. As parciais apontam a aprovação do indicativo de aceitação nas bases da FUP que iniciaram a consulta aos trabalhadores.

O Sindipetro-PE/PB já realizou cinco das seis assembleias do Terminal de Suape e concluiu as do gasoduto BR 232, do Terminal de Cabedelo e da base de João Pessoa, na Paraíba. Até o momento, 91% dos trabalhadores consultados aprovaram o ACT. No sábado, 05, será realizada a última assembleia no Terminal de Suape. A consulta prossegue até o dia 08 na Refinaria Abreu e Lima, onde os trabalhadores também estão aprovando o indicativo da FUP.

Na Bahia, as assembleias estão sendo realizadas em modo virtual e presencial desde o dia 31/08. Na Petrobrás Biocombustível, a proposta de ACT já foi aprovada por ampla maioria dos trabalhadores. Na Rlam, Transpetro, campos de produção e demais bases operacionais onde a consulta já foi iniciada, a categoria também está aprovando o indicativo da FUP. As assembleias prosseguem até o dia 12.

Nas bases do Sindipetro Unificado-SP, a consulta aos trabalhadores começou na quarta, 02, e as parcias são de aprovação da proposta de ACT do Sistema Petrobrás.

Nas bases do Paraná e Santa Catarina, as assembleias começaram na tarde de quinta, 03, e também estão aprovando o indicativo da FUP.

Os demais sindicatos da FUP darão início às assembleias nos próximos dias. Confira abaixo o calendário dos sindicatos.


> A proposta de ACT negociada com a gestão da Petrobrás preserva por dois anos os principais direitos da categoria petroleira, com uma cláusula de garantia de emprego em todo o Sistema até 31 de agosto de 2022. Saiba mais sobre a proposta de ACT e o indicativo da FUP aqui.


Quadro nacional das assembleias

Sindipetro Amazonas – calendário ainda a ser definido

Sindipetro Ceará/Piauí – calendário ainda a ser definido

Sindipetro Rio Grande do Norte – assembleias de 08 a 11/09

Sindipetro Pernambuco/Paraíba – iniciadas dia 31/08 assembleias estão aprovando o ACT e prosseguem até o dia 08/09

Sindipetro Bahia – iniciadas dia 31/08 assembleias estão aprovando o ACT e prosseguem até o dia 12/09

Sindipetro Espírito Santo – assembleia concluída, com aprovação do ACT

Sindipetro Minas Gerais – assembleias de 08 a 11/09

Sindipetro Duque de Caxias – assembleias de 09 a 13/09

Sindipetro Norte Fluminense – calendário ainda a ser definido

Sindipetro Unificado de São Paulo – iniciadas dia 02, assembleias estão aprovando o ACT e prosseguem até o dia 11

Sindipetro Paraná/Santa Catarina – iniciadas dia 03, assembleias estão aprovando o ACT e prosseguem até o dia 12

Sindipetro Rio Grande do Sul – assembleias de 08 a 11/09

[FUP, com informações dos sindicatos | Foto: Replan]