Na manhã do dia 07, quem passava pela Rodovia Washington Luiz, se deparou com uma fumaça preta decorrente de uma falha na Caldeira 2002 da Refinaria de Duque de Caxias.
O problema ocorreu no instrumento de nível (bad quality) e tripou. Com a queda, a Caldeira 2001 (setor TM – Termelétrica, U-2200 e U-1320) não resistiu a demanda por vapor da REDUC e também parou por volta das 8:30 da manhã. O que provocou a paralisação dos trabalhos em algumas unidades.
A fumaça preta vista pelos motoristas corresponde a queima incompleta nos flares (tochas) que fazem parte do sistema de segurança da Refinaria. Com a descarga de todas as unidades o sistema de tocha ficou sobrecarregado.
A pesar da Refinaria ter ficado praticamente parada por quase cinco horas, não tiveram feridos ou ocorrência de fogo. Também não causou nenhum tipo de risco para a população do entorno.
A direção do Sindipetro Caxias alerta a todos os trabalhadores que não se coloquem em situação de risco e usem seu direito de recusa e denunciem qualquer tipo de assédio ao seu Sindicato.
Via Sindipetro Caxias