Rede Trabalhadores & Covid-19 faz debate técnico sobre Guia de Manejo para trabalhadores

FUP integra coletivo da Fiocruz que estuda os efeitos da Covid Longa no trabalho offshore. Lançamento oficial do guia será em Macaé, com coleta do material biológico dos trabalhadores

[Da assessoria de comunicação da ENSP, com edição da FUP]

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Rede Trabalhadores & Covid-19 realizou o Painel de Especialistas para avaliação do Guia de Manejo para conduzir práticas clínicas de Covid Longa em trabalhadores, que faz parte do projeto “Estudo de corte sobre morbimortalidade relacionada à condição pós-Covid-19 em trabalhadores Offshore”.

A atividade reuniu diversos pesquisadores para avaliar e debater o documento que irá nortear as próximas ações e etapas do projeto da Rede. Também participaram do evento o diretor da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e integrante da diretoria colegiada do Sindipetro NF, Raimundo Teles, e o diretor e coordenador de saúde e segurança da FNP e do Sindipetro Litoral Paulista, Marcelo Juvenal, representando os petroleiros, um dos públicos-alvos do guia.

A mesa de abertura contou com a participação da então diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, ligada à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Maria Juliana Moura Correa, que ressaltou a importância da elaboração do guia já que não existe, ainda, nenhum documento que direcione as ações voltadas para os trabalhadores e trabalhadoras sobre a Covid Longa em nível nacional.

Leia também: Pesquisadores da Fiocruz e da Unicamp reforçam parceria com a FUP em estudos sobre saúde mental e Covid Longa na Petrobrás

A diretora do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), Valdiléa Veloso, falou sobre o fortalecimento da parceria entre o instituto e a Rede Trabalhadores. “Esse manual é de extrema valia. Com ele, vamos poder ter o monitoramento da implementação das condutas e continuar o atualizando com o conhecimento que está sendo gerado”. Já a vice-diretora de Ambulatórios e Laboratórios da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Fátima Rocha, parabenizou a Rede por todas as etapas já realizadas, além de ressaltar a importância de projetos voltados para a melhoria da saúde do trabalhador.

O coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Luiz Cláudio Meirelles, destacou como a discussão e os resultados da atividade podem contribuir para ações de atendimento aos trabalhadores, até mesmo no Cesteh.

A coordenadora da Rede Trabalhadores & Covid-19, Rita Mattos, agradeceu a todos os presentes e salientou que, apesar do Guia está sendo discutido para a classe petroleira, a ideia é que ele seja utilizado para todas as classes trabalhadoras.

No primeiro dia de atividade, na parte da manhã, após a mesa de abertura, a pesquisadora e coordenadora da Rede, Liliane Teixeira, apresentou o projeto Covid longa em Trabalhadores Offshore e fez a devolutiva da primeira etapa do método Delphi, com as sugestões encaminhadas pelos especialistas. Na parte da tarde, os especialistas debateram sobre os temas Covid longa e Saúde do Trabalhador e estratificação dos grupos de Covid Longa.

O segundo dia de atividade foi aberto com a fala do vice-diretor de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Hermano Castro, sobre como o projeto contribuirá, ainda mais, para os debates sobre a Covid Longa em todos os campos das pesquisas científicas.

Após a sua fala, foram apresentados os encaminhamentos debatidos no dia anterior, a discussão sobre monitoramento e indicadores epidemiológicos, além de uma longa discussão para aprimoramento do documento pelo ponto de vista dos diversos especialistas presentes, dentre eles cardiologistas, epidemiologistas, psicólogos, nutricionistas, dermatologistas, dentre outros.

O próximo passo do projeto será a atualização do guia para o lançamento oficial do projeto no município de Macaé e a coleta do material biológico dos trabalhadores.