A antiga gestão bolsonarista da Petrobrás insistiu nos últimos anos na assinatura de uma minuta da tabela de turno que previa a renúncia das ações sobre passivos trabalhistas
[Da imprensa do Sindipetro Unificado]
Após anos de luta, nesta quarta-feira (9), a Petrobrás tomou a decisão de remover o parágrafo segundo da quarta cláusula da minuta das tabelas de turno na minuta do Acordo Coletivo de Trabalho da Refinaria de Capuava (Recap). A decisão foi comunicada pela estatal por meio de uma carta direcionada ao Sindipetro Unificado.
O parágrafo segundo da quarta cláusula, que havia sido objeto de reclamações dos trabalhadores, reconhecia a legalidade das tabelas de turno anteriores, o que, na prática, exigiria a renúncia das ações relacionadas aos passivos trabalhistas. Por isso, a decisão da Petrobrás de eliminar esse parágrafo indica uma mudança de abordagem em relação às condições de trabalho na Recap.
O diretor do Sindipetro Unificado, Juliano Deptula, destacou a importância desta conquista para a categoria. “É um avanço e um demonstrativo de que a luta vale a pena! A minuta anterior vinha com essa irregularidade e a partir de nossas ações conseguimos modificá-la”, afirmou Deptula.
O Sindipetro Unificado está planejando a realização de novas assembleias para discutir o impacto dessa decisão e reitera a importância da participação ativa dos trabalhadores neste processo. O edital com o calendário das assembleias pode ser acessado aqui.
Confira aqui a carta enviada pela Petrobrás ao Sindipetro Unificado: