O prazo para que os aposentados e pensionistas do Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP) e Plano Petros-2 (PP-2) façam atualização de seus dados na Fundação vai até 31 de agosto.
O recadastramento é fundamental para a sustentabilidade dos planos de benefícios e para garantir a segurança dos participantes e seus dependentes na hora que precisarem de atendimento ou forem receber um benefício da Petros.
Como a campanha de recadastramento vai envolver um universo de mais de 120 mil pessoas, o apoio de todos é fundamental. Contamos com a sua colaboração e de sua entidade para conscientizar os participantes da importância de se recadastrarem.
Se for possível para sua entidade dar alguma ajuda adicional, como uma campanha por e-mail ou presencial com seus associados, conversas esclarecedoras ou mesmo ajuda para o preenchimento do formulário daqueles que não tiverem acesso a computador ou que forem pessoalmente a sua sede também serão muito bem-vindas e certamente vão contribuir para o sucesso do recadastramento.
Seguem abaixo informações sobre o recadastramento e que podem ser usadas para divulgação junto aos participantes.
Como acessar o formulário de recadastramento
O recadastramento será feito exclusivamente pelo Portal Petros. Para acessar o formulário é preciso ter a matrícula e a senha Petros – as mesmas usadas para acessar a área restrita do portal.
Caso o participante tenha esquecido a matrícula e/ou a senha, na tela inicial do recadastramento deve clicar em “esqueci a matrícula” e/ou “esqueci ou não tenho senha”.
Para recuperar a matrícula, é preciso informar CPF e data de nascimento. Já para obter a senha, é necessário digitar matrícula Petros, CPF e data de nascimento. Ao pedir a recuperação dos dados, a matrícula será informada na tela, e a senha será enviada para o e-mail cadastrado na Fundação. Os participantes que não possuem e-mail cadastrado na Petros podem entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45).
Será preciso enviar alguns documentos
Os participantes precisarão enviar um documento de identidade de cada um dos dependentes, o CPF dos dependentes de mais de 12 anos, uma declaração da faculdade dos dependentes universitários, e certidão de óbito, caso algum deles tenha falecido.
Já os documentos dos próprios participantes só precisarão ser enviados se eles mudarem algum dado pessoal que consta atualmente no cadastro da Petros. E basta enviar o documento relativo à informação que foi alterada. Por exemplo, se o nome do participante mudou, será necessário anexar a cópia da nova identidade; se o participante era solteiro e se casou, precisará enviar uma cópia da certidão de casamento; se ao contrário, era casado e se separou, vai precisar da certidão de casamento com averbação de divórcio.
Os documentos devem ser enviados digitalmente pelo próprio formulário de recadastramento, nos formatos JPEG, PDF ou TIFF. Isso significa que serão aceitas cópias escaneadas ou fotografias dos documentos, que podem ser feitas pelo celular, desde que tenham uma boa nitidez.
E atenção: quem não se recadastrar terá o acesso à área do participante do portal bloqueado, não poderá receber empréstimo da Petros e pode ter o pagamento dos benefícios suspensos.
Fonte: Petros