Com informações do Sindipetro-NF
O Sindipetro-NF realiza até quinta-feira, 14, o seminário “P-36: uma história de luta pela vida”, que acontece no auditório da sede do sindicato, em Macaé. A Rádio NF (www.radionf.org.br) está transmitindo ao vivo o evento, que conta com a participação de cipistas, associados e estudantes.
Estão programados painéis sobre “Instrumentos Técnicos para disputa política nas questões de saúde e segurança: uma abordagem nas normas regulamentadoras”; “As distorções nas caracterizações e registros de acidentes”, “A visão e atuação dos trabalhadores nos fóruns participativos de segurança” e “Operação e Manutenção: Precarização do Trabalho na Bacia de Campos”.
O seminário marcará os 12 anos do acidente com a P-36. No dia 15 de março de 2001, a plataforma afundou após ser atingida por uma sequência de explosões que causou a morte de 11 trabalhadores. O acidente transformou-se em símbolo da luta da categoria por condições seguras de trabalho. Mas, até hoje os gestores da Petrobrás evitam qualquer referência ao dia 15 de março, uma data que a categoria jamais deixará que passe em branco, como faz a empresa.