"Mais importante que capitalizar a Petrobrás, é torná-la 100% estatal"

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, foi ouvido nesta quarta-feira, 14, pelos parlamentares que analisam o Projeto de Lei 5941/09

Imprensa da FUP

Os dirigentes da FUP permanecem em Brasília, participando e acompanhando as audiências realizadas pelas Comissões Especiais da Câmara que discutem os projetos de lei propostos para regulamentar a exploração e destinação dos recursos do pré-sal. O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, foi ouvido nesta quarta-feira, 14, pelos parlamentares que analisam o projeto proposto pelo Executivo (PL 5941/09) para a capitalização da Petrobrás, através da emissão de ações em valores equivalentes a cinco bilhões de barris de petróleo, visando aumentar a participação da União na empresa.

Moraes concordou que é necessário que a Petrobrás seja fortalecida para poder realizar os investimentos necessários para a exploração do pré-sal, mas ressaltou que mais importante é “o povo garantir o controle público sobre o petróleo da nação, através de uma empresa 100% estatal”. O coordenador da FUP detalhou para os parlamentares os principais pontos do projeto dos movimentos sociais (PL 5891/09) para a nova Lei do Petróleo, explicando que a proposta está sendo discutida conjuntamente com o projeto do Executivo, na Comissão Especial que trata sobre o modelo de exploração do pré-sal

“Defendemos que a Petrobrás seja transformada em uma empresa 100% estatal e pública e que volte a exercer o monopólio de exploração e produção de petróleo e gás, como era previsto até o início dos anos 90, antes do governo FHC quebrar o monopólio da empresa e abrir seu capital  aos investidores privados e multinacionais”, declarou João Antônio de Moraes. Participaram da audiência, o relator da Comissão Especial que dará seu parecer sobre a proposta de capitalização da Petrobrás, deputado João Maia (PR/RN), o presidente da Comissão, deputado Arnaldo Jardim (PPS/SP), entre outros parlamentares que integram a Comissão.

Outras atividades da FUP na Câmara

Os dirigentes da FUP, Marlúzio Dantas Ferreira e Divanilton Pereira, acompanharam as demais audiências promovidas nesta quarta-feira, 14, pelas comissões da Câmara que discutem os projetos de lei propostos para exploração e destinação dos recursos do pré-sal. A Comissão Especial que analisa a criação da Petro-Sal (PL 5939/09) ouviu o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), João Carlos de Luca; o diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella; e o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), Fernando Siqueira.

A Comissão Especial que analisa a adoção do regime de partilha para a exploração de petróleo na camada pré-sal (PLs 5938/09 e 2502/07) e também o projeto dos movimentos sociais que restabelece o monopólio estatal da Petrobrás (PL 5891/09) debateu as propostas com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (USP), Ildo Sauer; e o superintendente regional da Organização Nacional da Indústria do Petróleo na Bacia de Campos (Onip), Alfredo Renault.

A Comissão Especial destinada a deliberar sobre os projetos de lei 5417/09 (deputado Pedro Eugênio/PT-PE) e 5940/09 (governo federal), que propõem a criação do Fundo Social, discutiu a destinação de recursos do pré-sal para políticas ambientais. Participaram do debate o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Israel Klabin; e Fábio Feldmann, diretor da FF Consultores, especializada em Meio Ambiente.