Quitação da PLR: Petrobrás responde pontos cobrados pela FUP e seus sindicatos

Sindicatos realizam assembléias, a partir desta quinta, 18, para que os trabalhadores se posicionem





Imprensa da FUP

Conforme encaminhamento dos sindicatos no 1º Conselho Deliberativo da FUP/gestão 2011-2014, a direção da Federação retornou na sexta-feira passada, 12, à Petrobrás para mais uma tentativa de avanço na negociação da quitação da PLR 2010. A FUP cobrou o atendimento dos seguintes pontos elencados no Conselho Deliberativo: proposta de regramento para as PLRs futuras, reabertura do PCAC para que seja rediscutido com os trabalhadores, pagamento dos dias e horas parados durante as mobilizações indicadas pela FUP, o compromisso da empresa de que a campanha da PLR não seja utilizada para pagamento de bônus gerenciais.

Na noite desta terça-feira, 16, a Gerência de RH da Petrobrás encaminhou à FUP e aos seus sindicatos uma resposta para cada uma das reivindicações:

  • Regramento da PLR – a empresa se compromete a apresentar em até 30 dias uma proposta dentro dos parâmetros legais e orientações do DEST (Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais).
  • Reabertura do PCAC – a empresa concorda em reabrir a discussão com a FUP e seus sindicatos de pontos específicos do plano de cargos e salários.
  • Pagamento de bônus – a empresa afirma que não utilizará verba da PLR para pagamento de bônus e concorda em apresentar à assessoria técnica da FUP (Dieese) todas as informações necessárias para comprovar essa afirmação.
  • Pagamento dos dias e horas parados – a empresa não respondeu a reivindicação da FUP e dos Sindicatos.

 A luta contra o bônus continua

A FUP reafirma seu posicionamento contrário ao bônus e a qualquer tipo de privilégio que beneficie uma parcela dos trabalhadores em detrimento dos demais. Ao longo de toda a campanha de quitação da PLR, a FUP politizou esse debate com a categoria, deixando claro que a volta do surbônus é um retrocesso que acirra ainda mais a disputa capital x trabalho dentro do Sistema Petrobrás. Foi com este entendimento, que os petroleiros deliberaram nas assembléias que com surbônus, não haveria acordo da PLR. Decisão soberana, que foi cumprida pela FUP. Cabe, portanto, aos petroleiros dar continuidade a esse debate, decidindo nas assembléias se aceitam ou não a atual proposta da Petrobrás. A FUP orienta os sindicatos a realizarem assembléias a partir desta quinta-feira, 18.