Químicos-SP lançam vídeo sobre saúde e segurança no trabalho

O Sindicato dos Químicos de São Paulo lançou um vídeo sobre a audiência pública realizada no dia 28 de Abril – Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – na Assembleia Legislativa de São Paulo para debater a segurança e a saúde dos trabalhadores. A iniciativa da audiência foi da deputada Beth Sahão (PT) e contou com apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo.

O vídeo traz as principais intervenções sobre o tema, como a da médica do Trabalho, Margarida Barreto, que abordou o crescimento do assédio moral nas fábricas e como o trabalhador assediado acaba tendo vários problemas de saúde. “A pressão por produção é grande e o trabalhador que não consegue acompanhar o ritmo sofre humilhações. Mas é importante observar que o chefe apenas reproduz o discurso da empresa”, explicou. De acordo com a pesquisadora, em geral, as empresas tentam se livrar da responsabilidade alegando se tratar de um caso isolado.

Já a deputada Beth Sahão lembrou que o dia 28 de abril foi instituído o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos, 1969. “Hoje é um dia para refletir sobre o assunto. Os terceirizados são os trabalhadores mais suscetíveis aos acidentes e se o projeto que regulamenta a terceirização for aprovado a situação deve piorar muito”, avisou.

Clique aqui para assistir o vídeo

Fonte: CNQ