Químicos e petroleiros da Bahia participam de Plenária Sindical nos dias 26 e 27 de junho

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA) convida a categoria a participar de uma Plenária Sindical…

Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

O Sindicato dos Químicos/Petroleiros (BA) convida a categoria a participar de uma Plenária Sindical, nos dias 26 e 27 de junho, para discutir as propostas da Campanha Reivindicatória que serão encaminhadas para a I Plenária Nacional da FUP, que será realizada no Paraná, de 02 a 05 de julho. Haverá também discussão a respeito da tese a ser encaminhada à IV Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico-CNQ-, que vai acontecer em Louveira, São Paulo, de 21 a 23 de julho.

No caso do ramo de petróleo ainda temos bastantes pendências no Acordo Coletivo que não foram resolvidas como inclusão de pai e mãe na AMS, auxílio-educação para ensino superior, aposentadoria especial, periculosidade para quem trabalha na área de produção e adicional da área remota para quem trabalha em refinarias e terminais. Entretanto, o mais importante neste momento é mostrar que a categoria está unida em torno da Campanha “O petróleo tem que ser nosso”, por isso estão sendo programados dois painéis para tratar a questão do Pré-Sal e o marco regulatório do Petróleo e Gás. Foram convidados para os debates os assessores da FUP e Dieese.
Para participar os trabalhadores ativos, aposentados, precisam fazer sua inscrição pelo e-mail [email protected] Este endereço eletrônico também será utilizado para receber as propostas da base para a Plenária.

Alguns trabalhadores estão questionando a realização da Plenária e pensando que ela substituirá o Congresso da categoria. Queremos esclarecer que o nosso Congresso será realizado no mês de agosto, e como precisamos discutir urgentemente com a base as questões da Campanha Reivindicatória para encaminhá-las a I Plenafup não tivemos alternativa e decidimos a realização de uma Plenária Sindical, conforme está previsto no Estatuto. Portanto, companheiros chegou a hora de discutir os nossos problemas.

Durante a Plenária Sindical serão escolhidos também os delegados da IV Plenária da CNQ-CUT e os delegados da I Plenafup.