Químicos da Bahia reivindicam o pagamendo da Cláusula 4ª durante a lavagem do Bonfim, em Salvador

Centenas de trabalhadores da categoria química e petroleira participaram nesta quinta-feira, 13/01, da Lavagem do Bonfim…





Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Centenas de trabalhadores da categoria química e petroleira participaram nesta quinta-feira, 13/01,  da Lavagem  do Bonfim, considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia, perdendo apenas para o Carnaval. Com faixas, “pirulitos”  e vestindo uma camisa alusiva ao movimento, eles chamaram a atenção  de quem passava pelos Mares.

Juntamente com o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, eles distribuíram panfletos explicando o motivo do protesto que teve como objetivo principal denunciar à sociedade a insegurança nas empresas do Pólo Petroquímico de  Camaçari e nas unidades da Petrobrás.  Nos últimos anos, vários acidentes vêm acontecendo no ramo químico e petroleiro, com a morte de muitos pais de família. Também foram denunciadas algumas empresas do Pólo que continuam agindo de forma intransigente e se recusam a pagar a cláusula 4ª, apesar de outras empresas já estarem pagando o passivo. Durante o evento, ficou decidido que serão realizadas duas grandes mobilizações pelo pagamento da cláusula 4ª nos dias 26/01 e 09/02.