Quem luta conquista: Transpetro aprova adesão ao Plano Petros-2

Trabalhadores irão assegurar as garantias de um plano essencialmente previdenciário, com benefício mínimo e benefícios de risco…





Imprensa da FUP

Os trabalhadores da Petrobrás Transporte terão, finalmente, a oportunidade de aderirem ao Plano Petros-2, assegurando, assim, as garantias de um plano essencialmente previdenciário, com benefício mínimo e benefícios de risco, em caso de doença, invalidez e morte. A diretoria da subsidiária anunciou o fechamento do atual Plano Transpetro e a adesão ao PP-2, que será formalizada no próximo dia 19, em cerimônia com a FUP, sindicatos e Petros. O Plano Petros-2 será ofertado aos trabalhadores da Transpetro assim que passar pelos trâmites legais de aprovação junto aos órgãos do governo federal: Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).  

Essa é uma vitória da categoria, após anos de luta da FUP para garantir a todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás um modelo seguro de previdência complementar. O Plano Transpetro, que foi finalmente fechado pela subsidiária, não oferece qualquer tipo de segurança e é considerado um dos piores planos de Contribuição Definida do mercado. A FUP sempre denunciou os riscos que os trabalhadores corriam e, desde que iniciou a negociação com a Petros e a Petrobrás sobre a criação e implantação do Plano Petros-2, vem lutando para que o mesmo modelo de previdência complementar seja implantado na Transpetro.  

Após o compromisso assumido pelo presidente Sérgio Machado de que o plano teria a adesão da subsidiária, a FUP integrou o grupo de trabalho paritário que discutiu em 2009 a implantação do PP-2 na Transpetro, junto com representantes da empresa e da Petros. Após pressão contínua da FUP, a diretoria da subsidiária, finalmente, anuncia o fechamento do Plano Transpetro e a adesão ao PP-2. Uma vitória que só foi possível na luta, através da organização sindical da categoria em uma entidade classista, que vem derrubando uma a uma as discriminações impostas aos trabalhadores do Sistema Petrobrás.