Quem luta conquista: Plano Petros-2 é implantado na TBG

Processo de adesão para os seus trabalhadores começa esta segunda (16)

 Imprensa da FUP

Uma das mais importantes conquistas garantidas pela FUP e seus sindicatos, o Plano Petros-2 começa a ser implementado na TBG a partir do dia 16, quando inicia-se o processo de adesão para os seus trabalhadores. O PP-2 é eminentemente previdenciário. Conta com benefício mínimo, benefícios de risco (em casos de reclusão, doença, invalidez ou morte), benefícios programados (aposentadoria normal e pensão após a morte para o cônjuge ou dependente), renda vitalícia, além da garantia de pecúlio em caso de morte, com pagamento único.

Para explicar essas e outras garantias do plano, a TBG e a Petros estão realizando palestras na sede da empresa e nas unidades regionais.

Petrobrás Biocombustível – a FUP cobrou agilidade na implantação do Plano Petros-2 para os trabalhadores da P-BIO. O plano já foi aprovado pela subsidiária e aguarda os trâmites legais em Brasília para ser implantado. A luta da FUP e de seus sindicatos é para que todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás tenham os mesmos direitos e conquistas garantidas pelos petroleiros da holding.

Um plano com passado, presente e futuro

Com menos de cinco anos de existência, o Plano Petros-2 já conta com mais de 40 mil participantes em todo o Sistema Petrobrás e patrimônio superior ao que foi acumulado pelo Plano Previ Futuro (dos trabalhadores do Banco do Brasil), que tem o dobro de participantes e foi criado dez anos antes. A história do PP-2 é fruto da luta e da organização nacional da categoria petroleira. Uma jornada que teve início em 2002, desde que o Plano Petros foi arbitrariamente fechado pelo governo FHC. Desde então, a  FUP e seus sindicatos intensificaram a luta para assegurar aos novos trabalhadores o direito à previdência complementar.

Para garantir um modelo previdenciário seguro, foi necessário um longo e árduo processo de negociação com a Petrobrás e a Petros, que envolveu mobilizações, exaustivos debates nos fóruns da categoria, além de gestões junto aos órgãos do governo. O resultado foi a construção de um dos melhores planos de previdência complementar do país, que garante a solidariedade das empresas patrocinadoras no seu custeio, inclusive após a aposentadoria do trabalhador. Além disso, todos os recursos e investimentos do plano são fiscalizados e geridos pelos participantes e assistidos, que têm metade das vagas nos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Na Transpetro, 80% dos trabalhadores já aderiram ao PP-2

Desde dezembro, o Plano Petros-2 é, finlamente, realidade para os trabalhadores da Transpetro. Foram dois anos de luta e pressões da FUP para que a subsidiária trocasse o antigo Plano Transpetro, que não tinha qualquer segurança previdênciária, por um modelo que garantisse os mesmos direitos conquistados pelos petroleiros da Petrobrás. Na última campanha reivindicatória, tanto a Transpetro, quanto a TBG garantiram que a implantação do PP-2 estava na reta final, após cumprir todas as exigências dos órgãos fiscalizadores e governamentais.No primeiro mês de adesão, mais de 4 mil participantes da Transpetro aderiram ao plano, o que equivale a cerca de 80% dos trabalhadores da subsidiária.