Que moral tem o Serra para criticar a terceirização na Petrobrás?

Que o candidato tucano José Serra é um cara de pau, todos nós sabemos. Mas, o sujeito extrapolou todos os níveis possíveis de cinismo…





Imprensa da FUP

Que o candidato tucano José Serra é um cara de pau, todos nós sabemos. Mas, o sujeito extrapolou todos os níveis possíveis de cinismo, posando de moçinho no debate da Record, ao declarar que a terceirização na Petrobrás precariza as condições de trabalho. Que moral o tucano tem para criticar a terceirização, que é fruto do sucateamento que o seu próprio governo impôs à Petrobrás na década de 90? Serra, para quem tem memória curta, foi ministro do planejamento do governo FHC e um dos que mais defendeu a privatização da Petrobrás, impedindo a reabertura de concursos públicos para recomposição dos efetivos.

Ele e seu governo empurraram a Petrobrás para o processo de terceirização de atividades permanentes, que a FUP e seus sindicatos condenam e tanto criticam. Por decisão política dos tucanos, a empresa ficou mais de uma década sem realizar concurso público. Melhor do que ninguém, os petroleiros conhecem os problemas gerados pela terceirização e lutam pela primeirização e por mudanças estruturais na política de contratação da Petrobrás. O governo atual não avançou como deveria na recomposição dos efetivos próprios, como cobram a FUP e seus sindicatos.

A terceirização atingiu níveis inadmissíveis na empresa e precisa ser freada, através de novos concursos públicos, pois os que foram feitos ainda estão aquém do que é necessário para primeirizar as atividades permanentes. Mas Serra, definitivamente, não tem moral alguma para falar sobre isto, pois seu passado o condena.