Em sessão solene na Câmara dos Deputados, FUP reforça que privatizações na Petrobrás foram inconstitucionais

Deyvid Bacelar e Tezeu Bezerra enfatizaram que as lutas dos movimentos sindicais e sociais impediram o desmonte por completo da empresa, durante a sessão solene realizada pela Câmara dos Deputados Federais, nesta segunda, 02, em homenagem aos 70 anos da estatal petrolífera

[Da comunicação da FUP | Fotos de Camila Pimentel e Bruno Spada/Câmara dos Deputados]

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (02), a sessão solene em comemoração aos 70 anos da Petrobrás. A atividade, realizada no Plenário Ulysses Guimarães, foi proposta pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) e contou com a presença do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar e do diretor de Assuntos Jurídicos e Institucionais da entidade, Tezeu Bezerra.

Durante a solenidade, Deyvid Bacelar destacou que os últimos sete anos a Petrobrás sofreram investidas de sucateamento, mas que os petroleiros, junto com os movimentos sociais e sindicais, impediram que a estatal petrolífera fosse privatizada.

“Nós da categoria petroleira, junto com movimentos sociais e outras entidades sindicais, evitamos a privatização da Petrobrás. Conseguimos evitar que o governo Bolsonaro fizesse com a Petrobrás o que fez com a Eletrobrás. Para isso acontecer, nós fizemos greve, em 2015, 2017, 2018 e 2020, uma das maiores greves dos últimos temos da categoria petroleira. A partir da força da greve, nós conseguimos que o Congresso Brasileiro questionasse as privatizações que estavam sendo feitas pelo governo Bolsonaro. Não houve processos licitatórios. Não houve debate com a população brasileira e não houve aval do Congresso Nacional brasileiro, foram privatizações ilegais e inconstitucionais”, afirmou Bacelar.

O diretor da FUP, Tezeu Bezerra, que também é coordenador do Sindipetro-NF, saudou todos os trabalhadores e trabalhadoras que fizeram e fazem parte da história dos 70 anos da Petrobrás. Tezeu também criticou as dificuldades que a categoria passou nos últimos anos, principalmente os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Petrobrás..

“Quero saudar todos os trabalhadores e trabalhadores pelos 70 anos da Petrobrás, onde estes construíram e fazem parte dessa história. Nesse tempo nós conseguimos provar que somos capazes de tocar a indústria naval brasileira, uma indústria tão pesada e tão bonita. Quiseram usar a nossa Petrobrás para fazer uma farra, uma absurda divisão de lucros, que só no último ano foi R$ 210 bi, enquanto os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados sofrem com salários baixos e sem sequer ter direito ao plano de saúde”, frisou Tezeu Bezerra.

Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, também presente na solenidade, destacou a importância da Petrobrás para o crescimento econômico do país. “Sem a Petrobrás, o Brasil não teria o nível desenvolvimento de hoje e não poderíamos programar o futuro de forma segura. A história do Brasil teve uma grande guinada quando a Petrobrás foi fundada, em 1953, pelo ex-presidente Getúlio Vargas. A estatal deu ao país uma nova capacidade de desenvolvimento e guiou uma boa parte do crescimento econômico dessas sete décadas. Autossuficiência energética garante o nosso futuro como Nação”, destacou Bacci.

O diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobrás, Willian França, também participou do ato solene e destacou os avanços da empresa petrolífera no setor de refino. “O avanço na produção e pacto de refino foi fundamental para atender a demanda do Brasil. Sem falar que a empresa está evoluindo na produção de biocombustíveis. A Petrobrás é capaz de desenvolver e fomentar tecnologia, e a empresa também está investindo em descarbonização de suas atividades, capaz de lideras uma transição energética no Brasil”, falou França.

sessão camara - foto Bruno Spada 48f269b6-77bb-4200-b356-3fd95c7de5bf d7528ac5-63b2-4533-961f-5e6d1cdb9f49 ea260c32-9177-4688-b4bd-2616dba35aea TEZEU foto Bruno Spada Camara dos Deputados DEYVID -SESSÃO CAMARA foto Bruno Spada - Camara dos Deputados
<
>