Proposta da Petrobrás é incompleta e não atende a pauta dos trabalhadores

alt

alt

FUP

Ao retomar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2015 nesta quarta-feira, 25, a Petrobrás apresentou à FUP o esboço de uma pseudo proposta para as cláusulas sociais e não se manifestou em relação às reivindicações econômicas.

Um mês após a conclusão da primeira rodada de negociação, onde as representações sindicais detalharam exaustivamente as reivindicações dos trabalhadores, a empresa continua enrolando a categoria, sem formalizar uma proposta completa e tampouco avançar em questões fundamentais como saúde e segurança, efetivos, terceirização, condições de trabalho e Petros.

A FUP criticou duramente a postura dos gestores da Petrobrás e o teor inexpressivo da proposta apresentada, considerada mais uma carta de intenções do que uma proposta propriamente dita.

A Gerência de RH informou que apresentará uma proposta completa na semana do dia 07 de outubro, quando a empresa se manifestará também em relação ao regramento das PLRs futuras.

Preparar a greve e avançar na luta contra o leilão de Libra e o PL 4330

Os petroleiros estão aprovando massivamente o calendário de luta indicado pelo Conselho Deliberativo da FUP, unificando as três grandes lutas da categoria na atual conjuntura: a campanha reivindicatória, a suspensão do leilão de Libra e a derrota do Projeto de Lei 4330, da terceirização. As assembléias começaram na segunda-feira, 23, com mobilizações nas principais bases e uma greve no Terminal de Suape, em Pernambuco, onde os trabalhadores suspenderam por 24 horas a operação, em protesto contra a terceirização de atividades fim.

A greve no dia 03 de outubro, no aniversário de 60 anos da Petrobrás, será decisiva tanto para a campanha reivindicatória, quanto para impedir o leilão de Libra, que, caso ocorra, significará não só um dos maiores ataques à soberania nacional, como também a precarização das condições de trabalho no setor petróleo. Além disso, uma greve forte e coesa será fundamental na luta contra o PL 4330, que também impacta consideravelmente o trabalho na Petrobrás, onde a terceirização tem avançado a passos largos nas atividades fim.

Conselho Deliberativo volta a se reunir dia 08 para discutir nova greve a partir de 17/10

A FUP e seus sindicatos voltam a se reunir no próximo dia 08, em um novo Conselho Deliberativo, para discutirem os próximos passos da campanha reivindicatória e das lutas conjuntas contra o leilão de Libra e o PL 4330. O Conselho também discutirá o indicativo de uma nova greve a partir do dia 17 de outubro para pressionar o governo a avançar na negociação com os petroleiros e suspender o leilão de Libra.

Calendário de luta que está sendo aprovado:

23/09 a 02/10– realização de seminários de qualificação de greve

23/09– início do acampamento da campanha “O petróleo tem que ser nosso” no Rio de Janeiro

27/09– seminário em Fortaleza para discutir estratégias de luta em defesa dos campos terrestres da Petrobrás

30/09– início do acampamento da FUP em Brasília contra o leilão de Libra

02 a 05/10– II Encontro da Juventude Petroleira da FUP no acampamento em Brasília

03/10– greve nacional de 24 horas dos petroleiros

07/10– ato político com a classe artística no Rio de Janeiro contra o leilão de Libra

08/10– reunião do Conselho Deliberativo da FUP onde será discutido o indicativo de nova greve no Sistema Petrobrás23

17/10– Dia Nacional de Luta contra o Leilão de Libra, com atos nas capitais do país. Esta data também é referência para o indicativo de greve

21/10– Ato Público com todas as centrais e movimentos sociais contra a realização do leilão

Acompanhe ao vivo na sexta seminário sobre investimentos da Petrobrás no Norte, Nordeste e ES

A FUP e os sindicatos do Ceará/Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas e Espírito Santo realizam na sexta-feira, 27, um seminário para discutir estratégias conjuntas de luta em defesa dos investimentos da Petrobrás nas Norte e Nordeste do país, bem como no Norte Capixaba, que estão sendo reduzidos pela empresa, impactando as economias locais e causando demissões em massa. O seminário será realizado em Fortaleza e faz parte do calendário de lutas da FUP, que está sendo aprovado pelos trabalhadores nas assembléias.

O seminário será transmitido ao vivo pela TV WEB do Sindipetro CE/PI: http://sindipetroce-pi.org.br/

Acesse aqui a programação completa do evento.