Projeto MOVA Brasil completou a formação de 2088 alunos de 41 municípios baianos

Cerimônia de formatura foi realizada neste domingo, 18, com a presença do Coordenador da FUP, João Antonio de Moraes.





Imprensa da FUP

Neste domingo, 18, a FUP esteve presente na cerimônia de formatura dos alunos do Projeto MOVA Brasil, na Bahia. Esta foi a 10ª etapa do projeto de alfabetização, desenvolvido entre uma parceria do Instituto Paulo Freire com a FUP e a Petrobrá,s que nesta fase, formou 2088 alunos de 41 municípios baianos e, ao todo, 171 mil pessoas ao longo deste ano de 2011. A próxima etapa do projeto será iniciada no mês de fevereiro de 2012, com a meta de alfabetizar mais 30 mil jovens e adultos, em todo o país.

Durante a cerimônia, além dos articuladores e formadores do projeto, o coordenador da FUP, João Antonio de Moraes, esteve presente representando a Federação. Moraes falou da construção de um Brasil mais solidário por meio das parcerias. “Parcerias como esta entre a Petrobrás, a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire é que tornam possível alfabetizar as pessoas, conscientizá-las e dar a elas a oportunidade de participar da construção de um novo país. Um país de diversos saberes, como dizia Paulo Freire, e um país mais humano”, enfatizou.

Desde a criação do projeto, em 2003, até novembro deste ano, o MOVA completou a formação de 180 mil jovens e adultos, por meio de uma visão crítica da sociedade e sua realidade.  Além da formação de novas turmas para a próxima etapa, também foi iniciada a construção de uma proposta de inclusão da qualificação profissional, na formação das turmas do ano de 2013.