Assembleias começam com rejeição em massa da contraproposta da Petrobrás

[Atualizada em 24 de agosto, às 14h30]

A categoria petroleira está comparecendo em massa às assembleias convocadas pelos sindicatos, respondendo à altura às provocações da gestão da Petrobrás.

As primeiras votações, iniciadas terça-feira, 23, já deram o tom da indignação e do repúdio dos trabalhadores à retirada de direitos e ao assédio das gerências para tentar desmobilizar e dividir a categoria, no intuito de que a categoria chancele um acordo que libera a demissão em massa no Sistema Petrobrás.

Por unanimidade, as primeiras assembleias em Vitória, no Espírito Santo, aprovaram os indicativos da FUP no aeroporto, durante o embarque e desembarque para as plataformas, e na sede da Petrobrás.

Leia também: Como em 2019, assembleias responderão às ameaças da gestão da Petrobrás com rejeição em massa de ACT rebaixado

Nesta quarta-feira, dia 24, a assembleia realizada no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR-ES) também aprovou por unanimidade os indicativos do Sindipetro ES e da FUP.

Foto: Terminal e Barra do Riacho/ES

No Terminal de Barueri, em São Paulo, a rejeição à contraproposta da Transpetro teve 100% dos votos dos trabalhadores na assembleia de terça. Na Replan, foram 91% dos votos do G2 e do HA contrários ao desmonte do ACT e favoráveis aos demais indicativos da FUP.

Foto: Replan/Itamar Sanches

Nesta quarta, segundo dia de assembleia na Replan, o resultado foi de 95% de votos do G3 a favor dos indicativos da FUP e do sindicato.

Foto: Replan/Itamar Sanches

No Terminal de Guararema, outra base da Transpetro em São Paulo, a consulta aos trabalhadores, nesta quarta (24), contou com a participação do coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, que está rodando o país, acompanhando as principais assembleias. A categoria também rejeitou a contraproposta da empresa, sem se deixar intimidar pela presença dos gerentes.

Nas bases do Sindipetro PR e SC, o calendário de assemleias foi aberto na terça (23), no Terminal Transpetro de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde a categoria aprovou os indicativos da FUP por unanimidade, mostrando unidade na luta pela manutenção dos direitos e por segurança no emprego.

Foto: Tefran/SC

No Norte Fluminense, as assembleias começaram terça, nas plataformas e no Terminal de Cabiúnas, onde os trabalhadores aprovaram os indicativos da FUP por unanimidade. A rejeição expressiva à contraproposta da Petrobrás prossegue ao longo desta quarta, com participação massiva dos petroleiros.

Foto: Parque de Tubos/NF

No Parque de Tubos, a rejeição à contraproposta da empresa foi referendada por ampla maioria, à despeito da tentativa de intimidação dos gerentes que participaram da assembleia desta quarta.

Na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC/RJ), o primeiro grupo a ser consultado nesta quarta (24) aprovou com 94 % dos votos o indicativo de rejeição da proposta de Acordo Coletivo da Petrobrás.

No Rio Grande do Sul, a primeira assembleia realizada na REFAP também teve expressiva participação dos trabalhadores nesta quarta e aprovou com 100% dos votos o indicativo de rejeição da contraproposta que retira direitos da categoria e chancela demissões.

Foto: Refap/RS

Em Minas Gerais a consulta aos trabalhadores começa nesta quarta-feira à noite.

Em Pernambuco e Paraíba, no Amazonas, no Ceará e no Rio Grande do Norte, as assembleias terão início na quinta, 25.

Na Bahia, será realizada uma assembleia única no sábado, dia 27.

[Da comunicação a FUP]