Pressão total contra a entrega da Cessão Onerosa do Pré-Sal

A Brigada Petroleira desembarca novamente em Brasília, nesta terça-feira (04), para mais uma semana de esforço concentrado, junto com os eletricitários, na tentativa de impedir que sejam colocados em regime de urgência os Projetos de Lei Complementar que liberam a venda das distribuidoras da Eletrobrás e de 70% dos cinco bilhões de barris de petróleo que a Petrobrás contratou via Cessão Onerosa do Pré-Sal.

Por pressão de Temer e das multinacionais, os PLCs 78 (venda da Cessão Onerosa) e 77 (venda das distribuidoras da Eletrobrás) devem voltar à pauta do Senado nos próximos dias. O governo quer aprovar o texto da cessão onerosa o mais rápido possível para colocar à venda ainda em 2018 as reservas bilionárias de petróleo que pertencem à Petrobrás.

De autoria do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), o projeto já foi aprovado a toque de caixa pela Câmara dos Deputados Federais, no dia 20 de junho, sem qualquer debate nas comissões.

Para impedir que isso ocorra no Senado, os dirigentes da FUP e de seus sindicatos estarão a partir desta terça-feira (04) percorrendo novamente os gabinetes das liderança para garantir que o PLC 078/2018 siga os trâmites regulamentares de debate nas Comissões.

A pressão dos petroleiros tem surtido efeito. Na última sessão parlamentar de agosto, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB/CE), comunicou ao Plenário que havia deixado de dar seguimento ao requerimento de urgência do projeto por número insuficiente de assinaturas.

Além disso, a Brigada Petroleira garantiu que o o PLC 078/2018 fosse distribuído para as comissões de Assuntos Econômicos, de Serviços de Infraestrutura e de Constituição, Justiça e Cidadania. A senadora Fátima Bezerra (PT/RN) ainda aprovou na Comissão de Desenvolvimento Regional requerimento para que o projeto seja também analisado nesta Comissão. O mesmo pleito foi feito pelo senador Paulo Paim (PT/RS) na Comissão de Assuntos Sociais.

“Vamos aumentar a pressão sobre os senadores novamente esta semana. Mas, é fundamental que todos os trabalhadores pressionem os senadores, enviando e-mails, telefonando e postando mensagens nas redes sociais contra a entrega do Pré-Sal”, afirma o diretor da FUP, Deyvid Bacelar.

Entenda o que está em jogo e os prejuízos que o país e a Petrobrás amargarão se o PLC 78 for aprovado.

Na Pressão

Criado pela CUT, o site NA PRESSÃO é uma ferramenta que permite enviar e-mails ou contatar pelas redes sociais ou por telefone parlamentares, juízes, ministros ou qualquer outra autoridade ou representante do povo.

Acesse e ajude a divulgar o site para que possamos pressionar os senadores a não votarem os projetos que facilitam a venda da Cessão Onerosa do Pré-Sal e das distribuidoras da Eletrobrás.

Envie e-mail, telefone e poste mensagens nas redes sociais dos parlamentares, afirmando que é contra a entrega do patrimônio público.

Diga não aos PLCs 78 e 77. Privatizar faz mal ao Brasil.

[FUP]