Pressão da categoria faz presidente da Petrobrás aceitar anistiar reflexos dos dias parados

FUP reúne-se com o presidente da Petrobrás e conquista o pagamento dos reflexos dos dias parados nas greves de 94 e 95

Reunido nesta sexta-feira (09/07), o Conselho Consultivo – formado pela direção da FUP e um representante de cada sindicato – avaliou que a Federação deveria voltar à Petrobrás e buscar, diretamente com o presidente da empresa, uma proposta mais linear de distribuição da PLR e uma proposta de anistia das punições referentes às greves de 94 e 95. Uma comissão da FUP, composta por representantes de todas as forças políticas, reuniu-se com o presidente José Eduardo Dutra e cobrou, ponto a ponto, uma resposta para todas as questões pendentes do acordo coletivo, além de uma proposta de distribuição linear da PLR.

Em relação à cobrança da FUP sobre a anistia das punições, o presidente da Petrobrás apresentou proposta de pagamento dos reflexos sobre os dias parados no que diz respeito às férias, gratificação de férias (gozo e pagamento), 13º salário e progressão do ATS. O compromisso assumido por José Eduardo Dutra é de que o pagamento seja efetuado ainda este ano, o mais rápido possível.

A FUP cobrou também que a paralisação de 24 horas do dia 08 de junho seja compensada pelos trabalhadores que aderiram à mobilização, o que foi aceito pelo presidente. A Gerência de RH estará agendando ainda esta semana reunião com a FUP para tratar especificamente desta questão. Todos esses pontos constarão de um termo aditivo ao atual Acordo Coletivo de Trabalho.

(Texto extraído do Informe FUP de 09.07.2004)