Presidente interino da Venezuela diz que estado de Chávez continuará evoluindo

Agência Venezuelana de Notícias – tradução: Vermelho

“Vi Chávez com a força de sempre”, disse o vice-presidente executivo da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta terça-feira (1º) depois de visitá-lo em Havana, Cuba. A declaração foi feita em entrevista à rede Telesur, transmitida da ilha caribenha.

Maduro informou que o presidente venezuelano solicitou informação acerca da situação econômica e política do país e sobre as posses de governadores que ocorreram até a semana passada.

“O presidente tem uma força gigantesca e se ele está travando esta batalha com essa força, nosso povo está fazendo o mesmo”, expressou.

Maduro recordou que transcorreram 21 dias desde que o presidente Chávez passou pela intervenção cirúrgica em Cuba e precisou que o chefe de Estado “está consciente do complexo que é o estado pós-operatório”.

Desde a madrugada de 29 de dezembro, Maduro se encontra em Havana e a partir da capital cubana tem informado sobre a evolução do presidente da República, por solicitação do próprio Chávez expressa em várias oportunidades.

“O comandante Chávez nos pediu expressamente que mantivéssemos o povo informado sempre com a verdade, por mais dura que esta seja. O presidente está em tratamento, é uma situação complexa e durante estes dias apresentou ligeiras melhoras e momentos estacionários”, detalhou.

“Nós temos a confiança e a fé em Deus e nos médicos de que nosso comandante Hugo Chávez seguirá evoluindo”, acrescentou.

Maduro exigiu respeito àqueles setores de direita que especularam sobre a saúde do presidente e convocou o povo a vacinar-se contra a mentira.

“Quem não sabe respeitar não tem limites. Essa direita louca pensa que um povo descontrolado por seu amor transformado em raiva, a beneficia. Nós dizemos a nosso povo que tenhamos confiança no trabalho que está sendo feito. Temos fé e esperança em que o presidente continuará evoluindo”, ressaltou.

O vice-presidente executivo destacou que “o maior respaldo (ao presidente), além das orações, é trabalhar: unidade, batalha e vitória”, ao tempo em que anunciou que retornará ao país nesta quarta-feira, 2 de janeiro.

Agência Venezuelana de Notícias; traduç