Presidente de Burkina Faso é destituído do cargo

Depois de mais de 27 anos no poder, Blaise Compaoré não é mais o presidente de Burkina Faso. Após muita pressão, ele anunciou que deixará o cargo em até 90 dias para que sejam realizadas eleições no país.

No entanto, mesmo antes de Compaoré divulgar seu pedido de renúncia, militares burquinenses já haviam declarado que o ditador tinha sido deposto. Uma vitória para a população local. Ainda não se sabe quem ficará no poder até que as eleições sejam organizadas no país.

A saída dele ocorre em meio a uma série de manifestações por todo o território. O estopim para os protestos foi a intenção de Compaoré de mudar a Constituição local para que pudesse se eternizar no comando do país africano.

Manifestações e comícios na capital, Ouagadougou, provocaram confrontos com a polícia. Os tumultos começaram no início da semana e se intensificaram nesta quinta-feira (30), quando o texto elaborado por Compaoré seria analisado pelo Parlamento a fim de lhe proporcionar mais tempo no cargo de presidente.

Cerca de 30 pessoas morreram nos confrontos e mais de 100 pessoas ficaram feridas, segundo informações de opositores. A estimativa é de que milhares de pessoas tenham ido as ruas. Membros da oposição incentivam para que a população de Burkina Faso permaneça se manifestando na busca pelo fim da ditadura.

Alguns manifestantes incendiaram o Parlamento em protesto às ações do presidente Blaise Compaoré. Em meio aos protestos contra as mudanças constitucionais, o líder decretou na quinta-feira a dissolução do governo e declarou o estado de emergência.

Por sua vez, o general do Exército Honoré Traoré anunciou a dissolução do legislativo e a criação de um governo provisório cujo mandato findaria em 2015.

O atual presidente assumiu o cargo em 1987, quando protagonizou um golpe de Estado que destituiu seu antecessor, Thomas Sankara, assassinado juntamente com outros 12 membros de seu governo.

Sankara foi um jovem militar que ascendeu ao poder em 1983. Foi ministro e presidente de Burkina Faso. Líder revolucionário marxista, Thomas Sankara promoveu experiências de autossuficiência alimentar, avanços nas condições das mulheres e distanciamento de políticas neoliberais.

As atitudes do burquinense despertaram o descontentamento das potências ocidentais e de lideranças burguesas dentro do país.
 

Fonte: Vermelho