O sindicato recebeu a informação que o presidente da CIPA indicado pela Transpetro está negando marcar reunião extraordinária para discutir temas importantes para a segurança no Terminal de Cabiunas.
O diretor da FUP e do NF Claudio Nunes, que trabalha no terminal, informou que o Vice-Presidente da CIPA já registrou o pedido a mais de 15 dias e não foi atendido.
Na última reunião ordinária, não houve tempo hábil para discutir todas as demandas trazidas pelos trabalhadores, sendo algumas delas de fundamental importância na segurança e prevenção de acidentes, tais como a composição do efetivo operacional e a definição dos pontos de ancoragem. Diante da urgência em debater os assuntos, a representação dos trabalhadores solicitou ao presidente da CIPA a marcação de uma reunião extraordinária para discutir esses e outros assuntos, o que de pronto foi contestado pelos representantes da empresa.
A Norma Regulamentadora NR-5 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que trata das CIPAs prevê a convocação de uma reunião extraordinária quando uma das partes solicita. Os trabalhadores fizeram constar em ata da reunião ordinária que a convocação deveria ocorrer no prazo máximo de 15 dias, vencido na segunda, 19. Após o fim do prazo, o presidente da CIPA informou ao Vice Presidente que ainda não há data prevista para a reunião, o que representa um total desrespeito a CIPA e aos trabalhadores, além de um descumprimento da NR-5.
“Os representantes eleitos dos trabalhadores repudiaram a demora para marcar a data da reunião e pediram intervenção ao sindicato para que a empresa cumpra o estabelecido em lei. O sindicato vai solicitar formalmente que a reunião seja marcada, caso contrário levará o caso ao MTE” disse Nunes.
Fonte: Sindipetro NF