Pré-sal é tema da plenária nacional da CMS nesta sexta-feira, em São Paulo

O pré-sal será um dos principais temas da 7ª Plenária Nacional da CMS (Coordenação…







Imprensa da FUP com informações do Vermelho


O pré-sal será um dos principais temas da 7ª Plenária Nacional da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), que será realizada nesta sexta-feira, 23, em São Paulo. O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, foi um dos convidados para analisar a atual conjuntura.

 

Boa parte dos estados com seções da CMS já organizaram plenária locais, que se encerraram no sábado (17). Já a plenária nacional ocorrerá na sede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), na Praça da República, região central de São Paulo.

O encontro foi deliberado pela Comissão Operativa Nacional da CMS, em reunião do dia 18 de setembro de 2009, na sede da CUT. A continuidade do Projeto Brasil — elaborado em 2006, com o propósito de apontar as posições e intervenções da CMS sobre o atual momento político — também será ponto de pauta. A atualização da carta elaborada, há 3 anos, durante o 2º Fórum Social Brasileiro, será uma das prioridades durante o encontro.

A programação da plenária também inclui debates sobre conjuntura nacional, eleições 2010, pré-sal, Fórum Social Mundial 2010, as conferências nacionais de Comunicação e Educação, luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a proliferação de bases militares.

Criada em abril de 2003, a CMS reúne as principais organizações do país e procura unificar a agenda de lutas do conjunto dos movimentos. Dela fazem parte CUT, CTB, MST, UNE, Ubes, UBM, MMM, Conam, CMP, Unegro, pastorais, sindicatos, além de outros movimentos de moradia, estudantis e de desempregados.

Veja abaixo a programação

7º Plenária Nacional da CMS

8h30: Credenciamento

9 horas: Conjuntura Nacional, Eleições 2010 e Pré-Sal
Palestrantes: Márcio Pochmann (Ipea), João Pedro Stédile (MST), Augusto Chagas (UNE), João Antônio de Moraes (FUP) e Nilson Araújo (CGTB)
Debatedores: UBM, CUT, MMM, Unegro e CMB
Coordenador da Mesa de Conjuntura: Marcha Mundial de Mulheres

11horas: Debate com o Plenário

13h30: Informes dos Estados (Organização da CMS – Estadual, principais ações e campanhas do período)

14h30: Informes: (Fórum Social Mundial 2010; Conferência Nacional de Comunicação; Conferência Nacional de Educação; 40 horas semanais; Proliferação de bases militares)
Coordenador da Mesa de Informes: Conam, UBM

15h30: Calendário de Ações da CMS Nacional