Pré-sal é destaque no Congresso da UNE

A importância de uma nova lei para garantir ao Estado brasileiro o controle sobre as reservas…

Imprensa da FUP

A importância de uma nova lei para garantir ao Estado brasileiro o controle sobre as reservas de petróleo e sua destinação social têm sido destaque no 51º Congresso da UNE. A FUP acompanha e participa dos debates, tanto nas plenárias, quanto nas mesas de exposições. O pré-sal está presente nas plenárias temáticas e também nas teses. "Esses recursos devem ficar inteiramente em poder nacional, livre da ganância dos países poderosos e suas empresas. Os estudantes devem gritar bem alto: o pré-sal é nosso! E seus recursos devem ser canalizados para a educação pública ", destacou a tese do movimento "Da unidade, vai surgir a novidade", que lançou o estudante Augusto Chagas para a presidência da UNE.

As lideranças sindicais destacaram a importância da participação dos estudantes na campanha por uma nova lei do petróleo. "É muito importante esta iniciativa da UNE de unir a seu congresso os sindicatos e movimentos sociais em torno da causa do petróleo", frisa o petroleiro Antônio Carlos Spis, falando pela CUT e pela Coordenação dos Movimentos Sociais.

"Sempre que os estudantes estão em um movimento, ele dá certo. A história diz isso. O momento é de fundamental participação de toda sociedade," destaca o coordenador da FUP, João Antônio de Moraes.

O Congresso histórico da UNE, que reune mais de dez mil jovens em Brasília, sela a unidade dos estudantes com os movimentos sociais e sindicais na luta para que as riquezas geradas pelo petróleo e gás sejam revertidas em políticas sociais, de geração de emprego e renda.

 

Veja aqui as fotos da passeata em defesa do petróleo e da Petrobrás, que tomou as ruas de Brasília na quinta-feira, 16.