Posse política da primeira mulher a coordenar o Sindipetro Bahia: “Reflexo do Brasil que a gente sonha”

Foto: Sindipetro BA

Em uma cerimônia festiva na noite desta sexta-feira, 18 de agosto, Elizabete Sacramento foi empossada como a nova Coordenadora Geral do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia, inaugurando uma nova perspectiva na gestão da entidade.

Bete é a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo do Sindipetro-Ba e foi conclamada pelos presentes que não economizaram elogios à sua trajetória e representatividade nos espaços sociais, políticos e de defesa das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

O ato político foi além da formalidade. Poesia, cantoria e recital deram um caráter lúdico à posse que foi considerada pela vereadora Marta Rodrigues, “a cara da sociedade brasileira que estamos construindo”, pois exalava diversidade e potência.

Leia também: AGO elege novos diretores para o Sistema Diretivo do Sindipetro Bahia

A pauta racial e feminina não passou despercebida, afinal, a nova coordenadora além de mulher, é negra, e mãe solo, o que para ela resulta em um atravessamento das suas conquistas, pois ao mesmo tempo em que se orgulha, tem que estar atenta para garantir a própria sobrevivência.

“Reflexo do Brasil que a gente sonha” foi a máxima que a Presidenta da CUT Bahia, Leninha Firmo explanou ao parabenizar o Sindipetro-Ba por sair na frente e além de ter uma mulher no comando, se reinventar e compor uma mesa somente com mulheres em um ato oficial da entidade.

Foto: Sindipetro BA

A oportunidade de fazer história sendo parte do sindicato mais representativo e cidadão do norte/nordeste e se encontrar como difusora de pensamento e ações coletivas também foi exaltado por Elizabete Sacramento durante o seu discurso de posse. “Agradeço a categoria petroleira pela oportunidade de a representar. Me comprometo a lutar para que todos tenham ainda mais dignidade, sejam os aposentados, os ativos, os trabalhadores do setor privado, afinal eu e todos os diretores desta casa representamos a categoria petroleira”, finalizou a coordenadora do Sindipetro-Ba.

Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que o momento é também de parabenizar o Sindipetro-Ba por estar avançando, abrindo caminhos e ensinando a todos sobre igualdade de gênero, equidade e combate às opressões.

A mesa histórica foi composta por Leninha Oliveira Firmo, Presidenta da CUT-BA; Lucineide Varjão, representando a CNQ; Marta Rodrigues, Vereadora de Salvador (PT); Sara Sacramento, representando o MNU-BA; Patrícia de Jesus, Coordenadora do Coletivo de Mulheres da FUP, Juci Cardoso, Vereadora de Alagoinhas (PCdoB) e Elizabete Sacramento, coordenadora do Sindipetro Bahia.

[Da imprensa do Sindipetro BA]