Posse da nova diretoria do Sindipetro Unificado de SP marca 9 anos da unificação

Solenidade foi realizada na noite de sexta-feira, 26.





Sindipetro Unificado de São Paulo

Na noite da sexta-feira, 26 de agosto, ao completar nove anos da unificação dos sindicatos de Campinas, Mauá e São Paulo, tomou posse a diretoria do sindicato para a gestão 2011/14, em uma descontraída, mas comovente solenidade na quadra da Regional Campinas.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o petroleiro anistiado Alencar, que leu uma carta do ex-presidente do sindicato e ex-prefeito de Campinas, Jacó Bittar, que não pode comparecer por problemas de saúde.

Representando a CUT Regional, o dirigente sindical Tavares relembrou a importância histórica do sindicato na criação da CUT, em 1983, e, atualmente, na luta pelo pré-sal. Já o coordenador nacional da FUP e diretor do Unificado, João Antonio de Moraes, destacou o papel de vanguarda dos petroleiros na luta que culminou com o fim da ditadura militar. “Foi neste palco que começamos a derrubar a ditadura militar, com a greve de 1983, com a fundação da Central Única dos Trabalhadores naquele mesmo ano e com o avanço das mobilizações populares”, afirmou Moraes.

Em nome dos trabalhadores da Construção Civil, Hamilton, da Conticon (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção), registrou sua emoção com a leitura da carta de Jacó Bittar e relembrou a responsabilidade dos novos dirigentes com a continuidade do projeto de unidade nacional.

Uma das presenças mais aplaudidas foi a do prefeito de Campinas, o petroleiro Demétrio Villagra, que trava uma árdua batalha para garantir seu mandato, após a cassação do ex-prefeito Hélio Santos. “Eu sou o segundo petroleiro a assumir a prefeitura de Campinas, isso muito me orgulha, porque foi aqui nesta casa, neste sindicato, que me formei politicamente, que me deu o norte para enfrentar as adversidades”, disse Demétrio.

Em nome de cada regional, Rogério Santa Rosa, Auzélio Alves e Barçante agradeceram a presença dos que foram prestigiar a posse e destacaram o longo caminho de construção da unidade do sindicato, não apenas jurídica, mas, principalmente, unidade política e de ação.

Após seis anos como coordenador do Unificado, Itamar Sanches saudou seu sucessor, Danilo Silva, com um forte abraço e com o compromisso de continuar ajudando em todas as questões do sindicato. “Essa direção conseguiu unir a sabedoria dos aposentados, a experiência dos dirigentes mais antigos e a disposição dos jovens, este é um raro equilíbrio no movimento sindical e eu me sinto honrado em passar a coordenação para o Danilo, que apesar de jovem tem muita bagagem de luta”, destacou Itamar.

O último a discursar, Danilo Silva, agradeceu a confiança, reafirmou os compromissos de luta e de uma gestão democrárica, transparente e combativa.

Entidades

Além de petroleiros e familiares estiveram presentes ao ato de posse diversas entidades como os sindicatos dos Químicos, da Construção Civil, Apeospe, Sinergia, Sindae, Sintapí, CNTT, FUP e o Sindipetro Amazonas, representado pelo companheiro Acácio.