Petroleiros da ativa e aposentados seguem aprovando por ampla maioria a quarta contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho – 2022/2023 da Petrobrás e Transpetro. As assembleias estão sendo realizadas hoje e amanhã, 14, de forma presencial e virtual nas áreas operacionais e administrativas da Estatal no Rio Grande do Norte.

[Da imprensa do Sindipetro RN]

Nesta terça, 13, já foram realizadas assembleias no Alto do Rodrigues(Base S7) e ETB(Estreito), os quais os participantes seguiram o indicativo da FUP e Sindicatos e aprovaram a proposta na integra. Na assembleia com aposentados realizada às 10 horas no CEPE – Clube dos Empregados da Petrobrás em Natal, o documento foi aprovado por ampla maioria e sem abstenções.

Durante a sessão no CEPE o diretor do SINDIPETRO-RN da pasta de aposentados e pensionistas, Dedé Araújo, fez um balanço das contrapropostas anteriores e os avanços no documento atual.

“É preciso recordar que uma das intenções mais cruéis da gestão da Petrobrás foi tentar aumentar de 13% para 40% a margem consignável dos aposentados e pensionistas. Porém, a resistência e a unidade da categoria fizeram a empresa retroceder e manter a integralidade das cláusulas da AMS que foram pactuadas no ACT 2020/2022, entre elas, a margem consignável de 13%, mantida na Clausula 34 da quarta contraproposta”, destacou Dedé.

O dirigente também informou que a nova contraproposta também traz a possibilidade de reduzir o impacto financeiro da AMS para todos os beneficiários, com a criação de um Grupo de Trabalho Paritário. “Este grupo tem por objetivo discutir alternativas para o reajuste do plano, buscando-se, assim, a substituição do atual VCHM. O grupo também discutirá uma forma de retirar do plano de saúde os custos com o tratamento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho”.

Os petroleiros que não conseguiram participar de forma presencial das assembleias ou que esteja no teletrabalho podem se inserir na sessão a ser realizada logo mais às 18 horas pela plataforma Google Meet no link a seguir: https://meet.google.com/wdu-qcnh-vox

As últimas assembleias desta rodada terminam amanhã no Polo Guamaré, Base 34 e na subsede do sindicato em Mossoró, conforme o calendário abaixo. Participe!