Polícia Civil de Santos Dumont conclui relatório preliminar sobre o acidente do gasoduto da Petrobrás

Foi concluído, nesta sexta-feira, 19, pela Polícia Civil de Santos Dumont o relatório preliminar…





Sindipetro MG

Foi concluído, nesta sexta-feira, 19, pela Polícia Civil de Santos Dumont o relatório preliminar sobre o acidente que feriu seis pessoas que trabalhavam na construção do gasoduto da Petrobrás que passa pela cidade, no trecho de responsabilidade da empresa Egesa. O relatório final, que apontará as causas do acidente, deverá ficar pronto em 30 dias. Os investigadores e a perícia ouviram a direção da empresa e funcionários que estavam no local na hora do acidente. Segundo o relatório preliminar, a tubulação passava por um processo de limpeza, feita com uma peça de metal, com cerdas nas laterais e pesando 30 kg. Ao término do processo, esta peça deveria sair naturalmente (em baixa velocidade), mas foi expelida, inesperadamente, em velocidade muito alta e, com ela, toda a sujeira que estava na tubulação. Os detritos e o deslocamento de ar que feriram os seis funcionários foram semelhantes a uma explosão.

Segundo o Delegado de Santos Dumont, Dr. Jaci João de Castro, somente após a conclusão do laudo pericial, as causas do acidente serão definidas. Caso o relatório final aponte para a culpabilidade da empresa, automaticamente será instaurado o inquérito policial.

Na sede da empresa, os operários continuam a trabalhar normalmente e três feridos permanecem internados no CTI: dois em Juiz de Fora e um em Barbacena. Segundo a assessoria de comunicação do Hospital Albert Sabin, um dos internados, Márcio Jorge Correa Vanderlei (44) já respira sem ajuda de aparelhos e encontra-se consciente.