Podcast da Rádio NF chega ao número 100 com edição especial sobre Comunicação Sindical

Desde a primeira edição, em 4 de junho de 2019, quando ouviu o conselheiro deliberativo da Petros, Paulo Cesar Martin, sobre o plano Petros 3, se passaram 100 edições do Podcast da Rádio NF. A ferramenta de comunicação, que se somou a tantas outras frentes de interação com a categoria petroleira e a sociedade mantidas pelo Sindipetro-NF, está entre as que exploram novos usos para os formatos em áudio na imprensa sindical.

De acordo com o coordenador de Comunicação do sindicato, Rafael Crespo, a importância da comunicação digital em vários formatos e plataformas ganhou ainda mais importância com a pandemia de Covid-19. “Na pandemia, no isolamento social, as ferramentas digitais tem sido as únicas formas da gente se comunicar com os trabalhadores. Assim, para a disseminação das informações, os conteúdos, e como a nossa mensagem chega a cada trabalhador, a cada trabalhadora, precisa que a gente domine e se aproprie dessas novas ferramentas”, afirma.

Os podcasts da Rádio NF são produzidos semanalmente, ancorados pelo jornalista Álvaro Marcos e pela jornalista Juliana Maciel, que atuam como Analistas de Comunicação no Sindipetro-NF. Os dois têm experiência de rádio e passaram por emissoras regionais antes de desenvolverem o trabalho na entidade.Para Álvaro, a transição do rádio tradicional para o uso de áudios em novas plataformas mantém a essência da missão de informar. “É impressionante como a tecnologia se adapta à história e vice-versa. Hoje, com um celular, o público tem acesso a infinitos conteúdos. E o Podcast se apresenta como um renovado programa de rádio, mais moderno, com uma linguagem solta, informal. Mas que preserva a finalidade de informar e formar, em seus mais variados formatos”, afirma.

Juliana explica como é o processo de escolha dos temas e a edição do poscast: “após reunião de pauta da comunicação, que acontece semanalmente sempre às segundas, fechamos o tema que será tratado no programa. Abordamos assuntos relevantes para a categoria petroleira e outros que interessem ao público externo. O processo de edição se dá ao longo da semana. Na sexta-feira o podcast está pronto para ser compartilhado em áudio e, no sábado, ele é postado nas redes sociais da entidade.”

Edição 100

Para marcar a chegada às 100 edições, o Podcast da Rádio NF traz um conteúdo especial com o tema “Comunicação sindical para falar com [email protected]”, em conversa com Leonel Querino (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e TV do RJ), Claudia Santiago (jornalista e historiadora) e Rafael Crespo (coordenador de comunicação do Sindipetro NF).