PLR: Conselho Deliberativo reúne-se e Petrobrás agenda reunião para quinta, 14

Os petroleiros estão em estado de greve contra a volta do bônus e por uma proposta de PLR que atenda às principais reivindicações da categoria…





Imprensa da FUP

A reunião do Conselho Deliberativo da FUP, que estava agendada para sábado, dia 09, será realizada nesta terça-feira, 12, em São Paulo. Os sindicatos e a direção da Federação irão avaliar as mobilizações da semana passada e discutir novos encaminhamentos em relação à campanha da PLR.

Petrobrás agenda reunião

A pressão da categoria em todo país já surtiu efeito e fez a Petrobrás agendar para quinta-feira, 14, uma nova rodada de negociação com a FUP e sindicatos. A reunião será às 9h, na sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Por uma PLR transparente e democrática!

Atendendo aos indicativos da FUP e dos sindicatos, aprovados nas assembléias, os petroleiros estão em estado de greve contra a volta do bônus e por uma proposta de PLR que atenda às principais reivindicações da categoria, sem privilégios para os gerentes e demais cargos comissionados. Nas mobilizações dos dias 06, 07 e 08, os trabalhadores do Sistema Petrobrás responderam que estão preparados para o embate, caso a empresa volte a desrespeitar a categoria, como fez no não passado, quando privilegiou os “amigos do rei” com um abono, dias após o fechamento do acordo de PLR. Além disso, os petroleiros querem uma participação justa, democrática e transparente nos lucros e resultados construídos pela categoria e que tantas riquezas geram para o país.

As mobilizações convocadas pela FUP foram realizadas em todas as bases da Federação e também nas do Sindipetro-RS, com participação dos trabalhadores das áreas operacionais e administrativas de todo o Sistema Petrobrás. Houve atrasos nas trocas de turno e no expediente administrativo, além de operações padrões e cortes nas emissões de PTs. As mobilizações começaram no dia 06, nas plataformas e campos de produção terrestre, e prosseguiram no dia 07, nas refinarias, e no dia 08, nos terminais, usinas de biodiesel, termelétricas e unidades administrativas. Os petroleiros do Rio Grande do Sul atenderam aos indicativos da FUP e somaram-se ao calendário nacional de lutas, com mobilizações na Refap, nos três terminais da Transpetro e na termelétrica Sepé Tiarajú.

A FUP e seus sindicatos continuarão lutando contra o bônus gerencial e por uma contraproposta da Petrobrás que tenha como referência a proposta de PLR futura apresentada pelos petroleiros em 2008. Desde então, a categoria tem cobrado a definição de regras claras, transparentes e democráticas para o provisionamento e distribuição do lucro construído pelos trabalhadores. A Petrobrás tem toda condição de apresentar uma nova proposta de PLR, que avance na linearidade, sem privilegiar gerentes e demais cargos comissionados, em detrimento da maioria dos trabalhadores.