PLR 2011: mobilizações arrancam nova rodada de negociação, nesta terça

alt
alt


FUP

Após reunião da FUP com a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster e com o diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo Dutra, a empresa agendou para terça-feira, 17, uma nova rodada de negociação da PLR 2011. Em documento enviado à Federação nesta sexta-feira, 13, a Gerência de RH ressalta que o objetivo da reunião é a “construção de uma nova proposta e a conclusão do processo de negociação da PLR 2011”.

Na reunião com a presidente da Petrobrás, a FUP cobrou uma solução para o impasse estabelecido pela empresa, não só em relação à quitação da PLR 2011, como também no que diz respeito ao regramento das PLRs futuras. A Federação reiterou o posicionamento dos sindicatos no Conselho Deliberativo, de que a empresa estenda aos petroleiros o mesmo tratamento que foi dado aos acionistas. Os sindicalistas criticaram a forma injusta com que a Petrobrás tem tratado a PLR, ao reduzir em 7,8% o montante do lucro que cabe aos trabalhadores e, por outro lado, aumentar em 2,3% os dividendos dos acionistas.

Para pressionar a empresa a corrigir essa distorção e arrancar dos gestores uma proposta justa e democrática para a PLR 2011, a categoria já começou a aprovar nas assembleias o indicativo dos sindicatos de greve a partir do dia 20, por tempo indeterminado.

Nas bases da Bahia e do Rio Grande do Norte, os trabalhadores já aprovaram o indicativo de greve. As assembléias prosseguem no resto do país até o dia 19. É importante que os petroleiros intensifiquem as mobilizações, para fortalecer a FUP na  mesa de negociação.