PLR 2009 e o Regramento das futuras PLR´s – desafios dos trabalhadores para 2010

Após as assembléias realizadas em todas as bases dos sindicatos filiados à FUP, os trabalhadores…













Imprensa da FUP

 

Após as assembléias realizadas em todas as bases dos sindicatos filiados à FUP, os trabalhadores do Sistema Petrobrás aprovaram a proposta de adiantamento da PLR 2009, feita pela empresa, na última reunião com os representantes da Federação, realizada no dia 16 de dezembro de 2009.

 

A antecipação é de aproximadamente 35% do valor que foi pago pela PLR 2008 e será feito no próximo dia 11/01.  O cálculo apresentado para o adiantamento leva em consideração a redução do lucro no Sistema Petrobrás no primeiro semestre de 2009, comparativamente ao mesmo período de 2008, assim como o aumento do efetivo ocorrido entre agosto de 2008 e agosto de 2009.

 

A proposta será seguida pela Transpetro, Refap e BR Distribuidora. A TBG, Petroquisa e termoelétricas ainda não confirmaram se irão acompanhar a mesma proposta de adiantamento da PLR.

 

Quanto ao regramento para o pagamento das futuras PLR´s, a direção da FUP propôs o prazo até 31/03/2010, para a sua conclusão. Apesar da Petrobrás estar de acordo com o prazo estipulado, a direção da FUP avalia que esta negociação será muito difícil, principalmente quanto a definição dos critérios e parâmetros para a apuração do montante a ser pago aos trabalhadores, e a sua forma de distribuição.

 

Mesmo com todas estas dificuldades, a direção da FUP entende que a definição do regramento das PLR´s futuras é fundamental para garantir o direito de todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás ao pagamento do maior e mais igualitário valor de PLR, principalmente para os trabalhadores das subsidiárias do Sistema (Petroquisa, Transpetro, Refap, BR Distribuidora, TBG e termoelétricas).

 

Portanto, no inicio de 2010, os trabalhadores do Sistema Petrobrás tem estes dois grandes desafios, e somente com muita unidade e mobilização, conseguirão conquistar, de maneira permanente, o direito a uma PLR justa e igualitária, fruto do esforço e da capacidade destes trabalhadores que constroem no dia-a-dia a grandeza da Petrobrás, a quinta maior empresa de petróleo do mundo.