Plenária nacional discute próximas lutas da campanha do petróleo

Lideranças de diversos movimentos sociais, entre eles a FUP e seus sindicatos, participaram da V Plenária Nacional da campanha “O petróleo tem que ser nosso”…





Imprensa da FUP

Lideranças de diversos movimentos sociais, entre eles a FUP e seus sindicatos, participaram da V Plenária Nacional da campanha “O petróleo tem que ser nosso”. O encontro foi realizado em Belo Horizonte, entre os dias 07 e 08 de abril, tendo como pauta questões que têm reflexos diretos na indústria do petróleo, como as mudanças na geopolítica do Oriente Médio e do Norte da África e o acidente nuclear ocorrido recentemente no Japão.

A plenária retomou a construção da unidade das forças populares em torno da luta pelo monopólio estatal do petróleo e contra os leilões, apontando novas mobilizações e instrumentos de massificação da campanha. Entre as propostas que foram discutidas pelos movimentos sociais estão a articulação de uma frente parlamentar e de uma conferência nacional sobre energia e o aprofundamento das propostas apresentadas no Projeto de Lei 531/2009 (em tramitação no Senado), principalmente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental.