Plenária define propostas da categoria petroleira capixaba para a X PlenaFUP

Foto: Divulgação/Sindipetro ES

A categoria petroleira votou e definiu, neste sábado, dia 26 de março, as propostas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que serão levadas para a X PlenaFUP, prevista para acontecer entre o final de abril e o início de maio de 2022. Os petroleiros e as petroleiras capixabas participaram do 31º Congresso Estadual dos Petroleiros do Espírito Santo (Congrepes) durante os últimos três dias e foram os/as primeiros/as a realizarem o Congresso, em todo país.

Ao todo, foram apresentadas 27 propostas, construídas pela categoria, enviadas dentro do prazo previsto no Regimento Interno, até esta sexta, dia 25 de março. Todas as pautas foram apresentadas para os participantes, que acompanharam o debate e puderam votar em cada proposta, tanto presencialmente quanto virtualmente.

O debate das propostas do ACT aconteceu de forma híbrida, a partir das 09 horas, no Auditório Ponte da Passagem do Hotel Easy Bristol, localizado na Avenida Reta da Penha, em Vitória; e pela sala virtual do aplicativo Zoom.

“As propostas foram apresentadas a partir do material encaminhado, previamente, pela categoria. Todas foram analisadas pelo jurídico do Sindicato, que ajudou a unir propostas que eram próximas ou parecidas, o nos ajuda na votação”, explicou o coordenador geral do Sindipetro/ES, Valnísio Hoffmann, antes de iniciar o debate sobre o ACT.

Participação

Para facilitar a votação, todas as propostas foram apresentadas. Em seguida, cada uma foi levada para votação, separadamente, sendo dada oportunidade para explicação e defesa das propostas, assim como espaço para tirar as dúvidas dos participantes.

No hotel, a votação foi feita com os participantes levantando os braços em caso de aprovação da proposta; enquanto para quem estava presente na sala virtual, cada assunto era apresentado como uma enquete, com a opção de votar em “Aprovo” ou “Rejeito”. As propostas eram votadas conjuntamente, respeitando as dinâmicas de cada ambiente, presencial e virtual.

Todas as propostas que foram aprovadas serão defendidas pelos/as delegados/as do Espírito Santo, escolhidos/as no final do 31º Congrepes, na X PlenaFUP. Além disso, os textos que foram apresentados e aprovados pela plenária do Congresso são sugestões dos temas de como a proposta será defendida na X PlenaFUP. Dessa forma, todas serão encaminhadas ao jurídico do Sindipetro/ES para que cada texto seja transformado em uma cláusula de ACT ou em uma bandeira a ser defendida pela categoria.

Confira aqui quem serão os/as delegados/as do ES na X PlenaFUP.

Para Hoffmann, as propostas decididas na plenária do Congresso atendem às necessidades cruciais para a categoria. “Temos que lutar e garantir um Acordo Coletivo descente, digno; e também recolocar a Petrobrás nos trilhos, uma empresa que é a mola propulsora da economia. Por isso a nossa luta é por um ACT onde a gente só tenha a ganhar, e por uma eleição que garanta o futuro da Petrobrás”, defendeu o coordenador geral do Sindipetro/ES.

O evento ainda contou com a presença de representantes do Levante Popular do Espírito Santo e da deputada estadual Iriny Lopes (PT/ES). “Fiz questão de vir à plenária de vocês por entender e reconhecer a importância dos petroleiros e das petroleiras na conquista de muitos direitos para os trabalhadores brasileiros. Neste momento, mesmo com muitas dificuldades, nós devemos promover os avanços da classe trabalhadora. E mesmo para aqueles que já não consigam retroceder em seus direitos, já serão muito vencedores. E vocês, petroleiros, são referências de vencer. A luta de vocês é digna e significativa para todo o povo brasileiro”, disse a deputada.

[Da imprensa do Sindipetro ES]