Plataforma que presta serviços para a Petrobrás aderna na Bacia de Campos

Com agências de notícias e Sindipetro-NF

A plataforma de perfuração SS-53, da empresa Noble, que presta serviços para a Petrobrás na Bacia de Campo, adernou na madrugada desta sexta-feira (28), por volta de 1 hora, mas, segundo informações do Sindipetro-NF, já foi estabilizada. Ainda segundo o sindicato, foi determinado o abandono da plataforma e a maioria dos trabalhadores já desembarcou e foi remanejado para um flotel próximo à embarcação, no Campo de Marlim.

O Sindipetro-NF informou ainda que um outro grupo de técnicos ficará a bordo da plataforma para garantir o controle e a estabilidade da unidade. Até o momento, o sindicato não tem informações sobre se houve vítimas no acidente. Relatos passados pelos trabalhadores informam que rebocadores estão no local, atuando com cabos para ajudar a manter a plataforma estabilizada. Os dirigentes sindicais do NF e da FUP estão acompanhando o caso desde a madrugada e assim que houver mais informações, atualizaremos.

A SS-53 foi construída em 1998 como uma embarcação semi-submersível de posicionamento dinâmico para perfuração, completação e intervenção em poços de petróleo. Segundo informações obtidas pela FUP, a plataforma estava aguardando para ser reformada em Singapura. A Noble, proprietária da plataforma, presta serviços para a Petrobrás e a Shell.

Segundo apurou a Agência Reuters, por ser uma embarcação estrangeira, com bandeira da Libéria, a maioria dos trabalhadores da SS-53 é de origem estrangeira, havendo apenas um ou dois funcionários da Petrobras na unidade, supervisionando os trabalhos, disse o sindicato, por meio da assessoria de imprensa.

A plataforma tem capacidade para 125 pessoas em seu alojamento, segundo a ficha técnica disponível no site da Noble, proprietária da unidade, mas o número de trabalhadores no local não foi informado. 

Em nota à imprensa, a Petrobrás informou que não vai se pronunciar sobre o caso já que a plataforma não é da estatal.