Plataforma Operária e Camponesa debate política energética em seminário no nordeste

A plataforma operária e camponesa para a energia realiza, nos dias 02 e 03 de setembro, seminário da região nordeste para debater pontos centrais sobre o atual modelo energético e as disputas sobre o petróleo e a energia elétrica no mundo. O seminário ocorrerá na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) Escola de Engenharia de Pernambuco, em Recife.

Estarão participando do seminário aproximadamente 250 militantes e lideranças das organizações sindicais e sociais do campo e da cidade que compõem a plataforma. Além de intelectuais da UFPE, dentre outras universidades que contribuirão nos debates.

A atividade faz parte de uma série de seminários que a plataforma está organizando em todo o Brasil com o objetivo de unificar a análise em torno do atual modelo energético (energia elétrica e indústria do petróleo) e construir articulações para fortalecer as lutas e os debates sobre o tema.

Os debates serão organizados por mesas temáticas com pontos que consideramos centrais para a discussão e orientados pela seguinte questão , como: energia e geopolítica, atualidade e perspectivas na industria energética(petróleo/eletricidade), estado e sociedade assim como desafios para a classe “quais são nossas propostas para os próximos anos?”.

Histórico

A Plataforma Operária e Camponesa para a Energia foi criada em 2010, a partir da articulação entre trabalhadores eletricitários, petroleiros, engenheiros, atingidos por barragens e agricultores, com a proposta de criar um espaço de dialogo e articulação das lutas para se avançar em um projeto popular para a energia no Brasil.

Fonte: MAB