Plano Petros/Braskem segura dinheiro dos participantes e assistidos

Depois de várias tentativas de reuniões com a direção da Petros, na quarta-feira…





Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Depois de várias tentativas de reuniões com a direção da Petros, na quarta-feira, dia 03/03, às 10h, o diretor da Petros responsável pela área de seguridade, Mauricio Rubens, e o técnico Cid Rodrigues,  estiveram presentes na reunião juntamente com a direção do Sindicato e alguns aposentados do plano Petros Braskem (Copene/CQR). Os pontos discutidos foram:

– os 3 participantes que ingressaram com ação pra continuar no plano Petros Copene Braskem; mais 3 casos de óbitos que até hoje  a família não entrou em contato com a direção da Petros (Carmem Valerya Cavalcante Dias, Creusa Coelho Costa, João Torres Oliveira Filho); mais 2 participantes que até hoje a Petros e a Braskem não conseguiram manter contato. Ainda foram discutidos vários assuntos, entre eles:

– a questão da TVP (Tempo de Veiculação Previdenciária) para os ativos;

– aposentadoria especial envolvendo 62 participantes  e mais 131 pessoas aposentadas por invalidez-  Foi feita a revisão dos cálculos e a Braskem aportará os valores correspondentes. Os valores serão depositados nas contas individuais de cada trabalhador envolvido nas situações de acordo com a opção de cada participante.

Em relação ao excedente ou superávit, a Petros coloca dificuldades alegando que mais de 150 trabalhadores ingressaram com ações seja para continuar no plano Petros BD ou ações de revisão de aposentadoria. Segundo o diretor de seguridade, a Petros não tem como dimensionar o montante dessas ações e aponta como solução criar um fundo de contingência. Segundo informações da Petros, o montante que foi acrescido no mês de janeiro nas contas individuais de cada participante foi os juros dos  meses em que o dinheiro ficou sem rendimento até o ato da opção. Existem quatro casos de pensão alimentícia onde os participantes pararam de receber o beneficio até a decisão do processo. A direção da Petros se comprometeu antes do dia 31/03, quando acontece a reunião do conselho de administração da Petros, a se reunir com a direção do Sindicato para tentar solucionar algumas pendências. Ficou agendado ainda a realização de uma assembléia, envolvendo todos os participantes do plano de retirada de patrocínio Petros Braskem para o dia 10/04. O Sindicato deixou claro que vai ingressar com diversos tipos de ações de interesse dos participantes nos órgãos competentes, inclusive na SPC.