Petros faz palestras sobre a importância de programar a aposentadoria bem cedo

O objetivo é conscientizar os trabalhadores sobre a importância de programar a aposentadoria e esclarecer o papel da previdência para o futuro

Com informações do  Portal Petros

A Petros tem realizado um ciclo de palestras nas unidades do Sistema Petrobrás sobre “A Importância da Previdência Complementar para o seu Futuro”. Dois debates foram realizados em novembro e dezembro e novas palestras devem continuar esse ano. O projeto é uma parceria entre a Petros e a Petrobras e faz parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fundação. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância de programar a aposentadoria e esclarecer o papel da previdência para o futuro.

Felinto Sernache, diretor geral da Towers Watson no Brasil, explicou a mudança do cenário econômico e as vantagens de investir num plano de previdência complementar. Ele é atuário e trabalha há mais de 25 anos no setor previdenciário.

Sernache esclareceu que a redução nas taxas de juros e o aumento da longevidade são fatores que levam à necessidade de pensar preventivamente. “A redução do retorno nos investimentos leva a um esforço maior para acumular recursos. Quanto mais cedo pensamos na aposentadoria, menor o esforço que temos que fazer”.

Outra questão que mostra a importância de investir em previdência complementar foi a redução do teto do INSS nos últimos 30 anos. Nos anos 80, esse valor era de quase 20 salários mínimos, hoje não passa de sete. Para o especialista, complementar a renda de aposentadoria é uma necessidade real.

O atuário diz que no caso de empregados com um plano patrocinado, as vantagens são ainda maiores. Além da vantagem tributária e dos benefícios de risco que esse tipo de investimento oferece, ainda tem a contrapartida da empresa. “Não há investimento que renda tanto, principalmente quando a empresa contribui com o mesmo valor do empregado, como é o caso da Petros”.

Sernache esclarece que aproveitar a vantagem tributária também faz parte do investimento. A dica é usar parte dos bônus pagos pela empresa para completar o percentual de 12% da renda bruta. Este é o limite permitido para dedução do Imposto de Renda. O atuário, que também é participante da Petros, pelo IBAPREV, complementa: “Se você não domina investimentos ou não tem tempo de acompanhar os resultados, o ideal é entregar essa função para um profissional. Os fundos de pensão também exercem esse papel”.

Para mais informações, acesse o portal da Petros: www.petros.com.br