Petros divulga alternativas para pagamento das contribuições extraordinárias do PED 2015

Participantes do Plano Petros do Sistema Petrobras-Repactuados (PPSP-R) e do Plano Petros do Sistema Petrobras-Não Repactuados (PPSP-NR), que ficaram sem realizar as contribuições extraordinárias do Plano de Equacionamento 2015 (PED-2015) devido a ações judiciais, poderão escolher as formas de pagamento do saldo devido entre os dias 15 de junho e 8 de julho.

O plano para a quitação do passivo ocorreu a partir de diálogo entre as representações sindicais e a Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros) e abarcará petroleiros da ativa e aposentados, que terão algumas opções de pagamento: à vista; pelo prazo de expectativa de vida do participante; parcelado pelo tempo em que o participante ficou sem fazer a contribuição extra multiplicado por até dez vezes.


Leia também:

Coselheiros eleitos alertam: há perigo em suspender pagamento das parcelas devidas com o novo PED


Além disso, a Petros também está oferecendo uma carência para iniciar o pagamento desse saldo. Será possível escolher entre iniciar o pagamento em julho deste ano ou em janeiro de 2021. Essa alternativa foi colocada como uma forma de minimizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19.

O parcelamento tem prestações fixas de ao menos R$ 50 e inclui um valor destinado ao fundo de quitação por morte. Quem optar pelos seis meses de carência pagará, de julho a dezembro, apenas o valor referente a esse fundo.

O saldo do PED-2015 será parcelado conforme o período escolhido, começando em janeiro de 2021. As prestações que serão pagas a partir de janeiro também incluirão um valor para o fundo de quitação por morte.

Caso o participante não defina sua escolha até o dia 8 de julho, será definido automaticamente a opção que leva em consideração a expectativa de vida, que é o prazo máximo de parcelamento, com início do pagamento em julho.

Petros disponibiliza site específico para equacionamento do PED

A Fundação criou um hotsite específico denominado “NOVOPED”. Nele, cada participante pode consultar as formas de pagamento disponíveis e escolher a que for mais conveniente. Para isso, basta acessar a aba “Parcelamento PED-2015” e, depois, “Clique aqui para fazer o parcelamento”.

Após informar matrícula e senha Petros, o participante entra no ambiente de opção de parcelamento, onde há detalhes da situação individual, como valor do saldo atualizado e das prestações para cada forma e data de início do pagamento. O ambiente de opção de parcelamento estará disponível, também, no aplicativo da Petros.

[Via Sindipetro Unificado SP]