PETRORIO negligencia gestão de equipamentos, gera acidente e omite informações

O Sindipetro RJ divulgou relato de um trabalhador da  PETRORIO que descreve a ocorrência de um sinistro na FPSO Bravo (OSX-3),  que pertence à empresa. Veja a íntegra:

Às 19:34h do dia 02 de janeiro de 2022, houve um acidente de graves proporções com a explosão de turbina no FPSO Bravo (OSX-3), plataforma de petróleo pertencente a PETRORIO, com grande dano material, mas felizmente sem danos humanos. A explosão aconteceu na partida da referida turbina.

Houve uma mudança de Layout de projeto da plataforma, com a instalação de um compressor booster para suprimento de gás produzido para funcionamento das turbinas. Devido à impossibilidade de usar os compressores instalados, as turbinas do FPSO BRAVO (OSX-3) sempre funcionaram com óleo diesel como combustível, mas a engenharia da PETRORIO, pensando na economia, haja visto que o gás é de graça pois vem junto com o petróleo, e o diesel tem um custo elevado, resolveu pela instalação de um compressor menor para viabilizar o funcionamento das turbinas, que são usadas para geração de energia elétrica.

Segundo relatos de bordo, os técnicos da TME (contratada para comissionar e acompanhar a conversão de combustível) não estavam confortáveis em fazer o teste, pois estavam receosos pela segurança, devido ao acúmulo de gás registrado na descarga da turbina. Mesmo com todo cenário de risco, foi ordenada a partida da turbina, ocasionando a explosão.

Ainda, segundo fontes, a explosão e o ruído foram tão intensos, que os que estavam na área do módulo sentiram o deslocamento de ar. Quem estava no casario ouviu a explosão e sentiu um grande balanço na embarcação. Por sorte, não havia pessoas mais próximas, portanto não houve feridos, apenas danos materiais. “As vigas que prendem o WHRU entortaram igual a um arame, e os estojos que prendem a estrutura voaram como um tiro de fuzil” – Esses são alguns relatos de bordo.

Não bastasse toda negligência, a gestão da PETRORIO não notificou a SRTB, ANP ou qualquer órgão sobre o fato!