Petroquímicos realizam paralisação na rodovia Tabaí/Canoas

Os trabalhadores querem 8,5% de reajuste/2010, entre outros benefícios.





Sindipolo

Os trabalhadores petroquímicos estão, desde as 7h de hoje, 21, realizando manifestação  na rodovia BR 386 (Tabaí/Canoas), na altura da ponte do Rio dos Sinos, em Canoas.  A manifestação, que acontece simultaneamente nos Estados do Rio de Janeiro, Alagoas e Bahia, é para pressionar as empresas a avançarem na negociação salarial.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS (Sindipolo), Carlos Eitor Rodrigues, a negociação está sendo dificultada especialmente pela Braskem em todos os pólos petroquímicos do país. Para Eitor, muitos itens que estão sendo pedidos aqui no RS, já são praticados em outros estados e vice-versa, não havendo motivo para a resistência da empresa em equalizar os acordos.

Esta, segundo ele, tem sido apenas uma das dificuldades. Mas muitas outras se impõem, a começar por um índice que não atende a categoria.

Os trabalhadores querem 8,5% de reajuste/2010 (a empresa pagou somente 7,7% de forma unilateral); 11% de reajuste salarial/2011; auxílio-educação; licença-maternidade de seis meses; abono de férias; extensão do Acordo a toda a categoria; seguro aposentando, entre outras pautas.

A empresa oferece 9% de reposição e não concorda com as demais cláusulas reivindicadas pelos trabalhadores. A paralisação deverá durar parte da manhã.