Petróleo com controle público: FUP luta para que PLS 531/09 tenha prioridade no Senado

Os movimentos sociais estão construindo uma agenda de lutas conjunta para organizar a disputa no Senado…





Moraes e Leopoldino, coordenador e diretor da FUP, reúnem-se com o senador Garibaldi Alves, presidente da Comissão que irá avaliar o projeto dos movimentos sociais

 

Imprensa da FUP

A FUP e os movimentos sociais continuam mobilizados, buscando agilizar a tramitação no Senado Federal do Projeto de Lei 531/09, que garante o total controle da União sobre o petróleo e gás do país, através da Petrobrás 100% estatal e pública. O PLS 531/09 se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), tendo como relator o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), com quem a FUP reuniu-se nesta quinta-feira, 04. Os dirigentes da Federação também tiveram reuniões com o presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), e com o senador Paulo Paim (PT/RS), que tem atuado fortemente em defesa da proposta dos movimentos sociais.

A FUP solicitou que os parlamentares priorizem o debate em torno do PLS 531/09, para que sua tramitação ocorra sem prejuízos diante dos projetos do governo, que estão em andamento no Senado. O relator do projeto, senador Delcídio do Amaral, informou que estará à disposição dos movimentos sociais para discutir as propostas antes de dar o seu parecer. O presidente da CAE, senador Garibaldi Alves Filho, também se comprometeu a pautar na Comissão a votação do projeto, assim que o relatório for concluído. Ambos os parlamentares ressaltaram a importância da FUP estar inserida, junto com os movimentos sociais, no debate da nova lei do petróleo, defendendo a soberania nacional, bandeira pela qual sempre lutou.

Os senadores também expressaram a preocupação de que a proposta dos trabalhadores e movimentos sociais possa ser prejudicada, diante da possibilidade do presidente Lula pedir urgência no Senado para a votação dos projetos do Executivo. A FUP destacou que os movimentos sociais estão construindo uma agenda de lutas conjunta para organizar  a disputa no Senado, de forma a garantir que o PLS 531/09 seja referência no debate por uma nova lei do petróleo.