Petroleiros voltam a se mobilizar pelo regramento da PLR

alt

alt

FUP

Nesta sexta-feira, 05, os petroleiros da maioria das bases da FUP voltaram a se mobilizar pelo regramento das  PLR’s futuras, que na tarde de hoje, será debatido novamente, pela FUP e Petrobrás, em reunião no Rio de Janeiro.

Nas bases do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Duque de Caxias e Paraná Santa Catarina, os petroleiros atrasaram a entrada do expediente, enquanto os sindicatos esclareceram as questões sobre os indicadores que norteiam o regramento das PLR’s futuras.


alt Espírito Santo

No Rio Grande do Sul e Unificado do Estado de São Paulo, as mobilizações não foram realizadas devido às fortes chuvas que caíram nos locais. Na Termoelétrica Luiz Carlos Prestes, no MS, que também é base do Unificado de SP, a mobilização foi aderida pela maioria dos trabalhadores.


Nas unidades de Minas Gerais e Norte Fluminense, os sindicatos fizeram uma panfletagem de materiais que esclarecem todas as dúvidas dos trabalhadores sobre o regramento da PLR futura.

Estado de Greve

Conforme deliberação aprovada pelos petroleiros nas assembleias que discutiram o fechamento da PLR 2012, a categoria se mantém em estado de greve em todo o país e pronta para mobilizações a cada rodada de negociação com a Petrobrás.

Entenda o fato

A FUP iniciou em 2009 um longo processo de negociação com a Petrobrás para definir os indicadores e metodologia para regramento das PLRs futuras, tomando como base uma proposta construída em conjunto com o Dieese em 2008 e que foi nacionalmente aprovada pela categoria em assembléias. A negociação se arrastou até os primeiros meses de 2010, mas somente em dezembro de 2011, a Petrobrás apresentou uma contraproposta, que não contemplou as reivindicações dos trabalhadores e foi rejeitada em assembleias no início do ano passado. Após sucessivas cobranças da FUP e pressão da categoria na campanha para quitação da PLR 2012, a empresa concordou em retomar a negociação do regramento, estabelecendo prazo até 10 de maio para fechamento da discussão.