Petroleiros vão à luta contra acidentes na Petrobrás

Só neste mês de setembro, foram quatro mortes por acidentes de trabalho nas unidades da empresa…





Imprensa da FUP

O mês de setembro em que comemoramos o fortalecimento da Petrobrás e a conquista do maior acordo salarial da categoria também marca a perda de quatro trabalhadores, assassinados pela insegurança crônica que os gestores da empresa, irresponsavelmente, fingem não enxergar. Para não impactar a produção e os lucros, a Petrobrás segue adiante com uma política de insegurança que já consumiu a vida de 287 trabalhadores nos últimos 15 anos. Só neste mês de setembro, foram quatro mortes por acidentes de trabalho nas unidades da empresa. Até agora, sete trabalhadores morreram este ano a serviço da Petrobrás: cinco eram terceirizados. A FUP convoca todos os petroleiros, próprios e contratados, a participarem quarta-feira, 06, do Dia Nacional de Luta, por um basta aos acidentes e em defesa da vida. As mobilizações serão organizadas pelos sindicatos, através de atos, atrasos e manifestações de repúdio à política de SMS da Petrobrás.

Renata Lima Benigno, presente!

A técnica de operações da Reman, Renata Lima Benigno, 26 anos, faleceu nesta quinta-feira, 30, no Hospital do Galeão, no Rio de Janeiro, para onde foi transferida, após seis dias internada em uma UTI de Manaus. Durante sete dias, ela lutou para sobreviver às queimaduras de 1º, 2º e 3º graus, que sofreu durante um acidente de trabalho na refinaria, no último dia 23.

Genivaldo José da Silva, presente!

Marinheiro de convés da empresa Flomar, Genivaldo José da Silva, 34 anos, perdeu a vida em um acidente de trabalho no dia 27, no Terminal de Suape, em Pernambuco, quando realizava a atracação de um navio com produtos para a Transpetro.  O marinheiro foi atingido pela corda de atracação, que soltou-se, lançando-o contra as ferragens. Durante o acidente, não havia médicos, nem enfermeiros no Terminal.

Marcos Vinícius da Silva, presente!

O operário Marcos Vinícius Pereira da Silva, 38 anos, morreu após sofrer politraumatismos durante um acidente no dia 21, quando atuava nas obras de terraplanagem do Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. A retroescavadeira que operava tombou e caiu sobre ele.

Milton José da Silva, presente!

O eletricista Milton José da Silva, 51 anos, trabalhava para a DVS Manutenção e Instalações Elétricas, uma das empresas que presta serviços para a Petrobrás nas obras de construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ele sofreu um acidente fatal no dia 04, quando fazia a manutenção de uma rede elétrica de alta tensão.

Ato em defesa da vida!

Para exigir um basta aos acidentes e mortes na Petrobrás, a FUP convocou a categoria a participar do Dia Nacional de Luta, em defesa da vida. A mobilização acontece nesta quarta-feira, 06, com atos, atrasos e manifestações de repúdio à política de SMS. Os trabalhadores não podem continuar reféns da insegurança. Até quando os gestores da Petrobrás continuarão priorizando a produção em detrimento da vida?

As normas de segurança, além de equivocadas, só existem no papel. Que o digam os petroleiros da Bacia de Campos, que denunciam diariamente as péssimas condições de segurança em que trabalham. Cenas que se repetem também nas demais plataformas do país, refinarias e terminais. Na Reduc, dois incêndios recentes só não se transformaram em tragédia por pura sorte. Não é possível que os petroleiros continuem dependendo da sorte para voltarem vivos para casa.

O acordo conquistado na campanha salarial garantiu a realização de fóruns de debate entre os gestores da Petrobrás e as representações sindicais para tratar das práticas da empresa em relação ao SMS e à responsabilidade social.  Mas, sem pressão dos trabalhadores e sem vontade política da empresa, não haverá mudanças estruturais nas políticas de segurança e de terceirização.

 A FUP solicitou uma reunião urgente com o SMS da Petrobrás para discutir a construção do fórum, cobrar explicações em relação aos acidentes, assim como ações contundentes para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.