Por meio de um sistema de coleta drive thru, campanha visa ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia
Por Guilherme Weimann
A partir desta terça-feira (27), petroleiros iniciam arrecadação de alimentos não perecíveis na sede do Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro-SP), em Campinas (SP). Realizada em parceria com a Associação Beneficente e Cultural dos Petroleiros (ABCP), a coleta está sendo organizada em um sistema drive thru, de segunda à sexta-feira, das 9 às 13 horas.
A iniciativa partiu de petroleiros aposentados que já tomaram a vacina contra o coronavírus. Por meio de grupos de WhatsApp e reuniões virtuais, eles mapearam aqueles que já haviam recebido o imunizante e organizaram uma escala de trabalho para receber as doações, que se estendem até o dia 7 de maio.
O coordenador da ABCP e trabalhador aposentado da Refinaria de Paulínia (Replan), Silvio Marques, explica que a campanha é uma ação de solidariedade a famílias em situação extrema de vulnerabilidade. “A falta de apoio governamental e a necessidade de isolamento social são incompatíveis. Isso tem agravado, além dos casos de covid-19, a situação econômica e social de milhões de brasileiros. Por isso, sentimos que é hora de retomar iniciativas solidárias para ajudar famílias que correm risco alimentar”, explica.
No ano passado, o Sindipetro-SP doou centenas de botijões de gás, produtos de higiene pessoal e cestas de alimentos orgânicos produzidos nos assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a moradores de bairros periféricos de Campinas. No início deste ano, também realizou duas vendas de gasolina a preço justo em São Paulo (SP).
“É uma questão de sobrevivência. Neste momento, precisamos unir o movimento legítimo de pressão para que o Estado tome medidas de mitigação dos problemas causados por uma política desastrosa em relação ao coronavírus, mas também precisamos estender a mão para que nossos companheiros, trabalhadores, também possam colocar comida na mesa. Por isso, convocamos petroleiros e todas as pessoas que quiserem se somar nessa luta”, aponta Marques.
Os alimentos arrecadados nesta campanha serão distribuídos a famílias campineiras, por meio de um cadastro que está sendo elaborado em parceria com associações de bairro, centros culturais e lideranças comunitárias.
O que: Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis
Quem: Sindipetro-SP e ABCP
Quando: Até 7 de maio, de segunda à sexta-feira, das 9 às 13 horas
Onde: Sede do Sindipetro-SP – Rua Cônego Manuel Garcia, 1010 – Jardim Chapadão, Campinas (SP)
Como: Sistema drive thru