Petroleiros se mobilizam em defesa da vida e contra o Procop

alt

alt

FUP

Na manhã desta sexta-feira, 20, enquanto o Conselho de Administração da Petrobrás se reuniu extraordinariamente para discutir os recentes acidentes ocorridos nas refinarias da empresa, os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciaram o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vida e contra o Procop, realizando mobilizações nas unidades administratrivas operacionais da empresa, com atos e atrasos na entrada do expediente, em protesto contra as reduções dos custos impostas pelos gestores da empresa nas áreas operacionais, fato que tem agravado os riscos de acidentes na unidade.

Pela primeira vez, questões de saúde e segurança foram pautadas no C.A, após solicitação do conselheiro eleito pelos trabalhadores, José Maria Rangel, que reiterou para os demais conselheiros a urgência de mudanças estruturais na política de saúde e segurança da Petrobrás. Nas bases operacionais, os trabalhadores não deixaram esse dia passar em branco e atenderam ao indicativo de mobilização feito pela FUP e sindicatos.

alt Mobilização na Replan

Nas bases de Duque de Caxias, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul, os trabalhadores próprios e terceirizados das unidades administrativas e operacionais participaram dos atos realizados pelos sindicatos e atrasaram em duas horas a entrada do expediente. No Rio Grande do Norte, Pernambuco, Espírito Santo e Paraná, as mobilizações que estavam prevista não ocorreram devido ao mal tempo e às fortes chuvas que castigam as regiões.