Petroleiros relatam acidentes na Bacia de Campos

Ocorrências estão sendo divulgadas pelo Sindipetro-NF durante Conferência Internacional…





O Sindipetro-NF está recebendo uma série de denúncias de ocorrências graves nas plataformas e demais unidades de produção da Bacia de Campos. Os relatos são enviados por trabalhadores e estão sendo apurados e denunciados pelo sindicato durante a Conferência Internacional Sindical sobre Segurança no Trabalho Offshore, que está sendo realizada até quinta-feira, 17, em Macaé.

Veja abaixo algumas das denúncias recebidas pelo sindicato:

Petroleiro da SS-51 sofre queimaduras graves

Acidente grave na SS-51, sonda operada pela empresa Ventura que está no estaleiro Camorim, em Niterói, provocou várias queimaduras no petroleiro escocês Denis Allan, 49 anos, no domingo, 13. O Sindipetro-NF foi informado hoje, pela Petrobrás, sobre o caso.

De acordo com a empresa, "o acidente aconteceu durante intervenção no sistema de ar comprimido, tendo ocorrido vazamento com a presença de chamas". O petroleiro está internado na Clínica São Vicente.

A companhia também informa que investigações sobre a causa do acidente estão sendo realizadas pela empresa Ventura.

Cozinheiro sofre acidente na P-10

O Sindipetro-NF foi informado na terça-feira, 15, de que um trabalhador recebeu uma descarga elétrica de 440 volts na plataforma P-10, na Bacia de Campos. O acidente aconteceu ontem com um cozinheiro da empresa COAN, do ramo de hotelaria.

O trabalhador manuseava um fogão elétrico quando recebeu a descarga. Ele foi atendido na enfermaria da plataforma, onde permaneceu em observação à distância por 24h, pelo médico do trabalho de terra, e retornou ao trabalho hoje pela manhã.

O cozinheiro havia informado pela manhã que o fogão apresentava problemas. Existem relatos de que outros trabalhadores haviam recebido descargas elétricas no fogão.

Auditores Fiscais do Trabalho e diretor do Sindipetro-NF estão embarcados em Cherne 2

Os auditores fiscais do trabalho da SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego) e o Diretor do Sindipetro-NF, Vitor Carvalho, embarcaram hoje, 16, em Cherne 2, para verificar se foram cumpridas as pendências relacionadas aos sistemas principais de produção.

O embarque acontece porque a Petrobras solicitou a desinterdição da plataforma, que está parada desde o dia 9 de fevereiro.

Entre as diversas irregularidades encontradas estão:

– Precariedade do Sistema de Combate a Incêndio

– Falta de iluminação de emergência

– Insuficiência do ar condicionado

– Falta de inspeções nos separadores atingidos pelo incêndio

– Falta de barreiras de contenção nas áreas do incêndio

– Descumprimento de diversos itens da Norma Regulamentadora NR-10 que trata das instalações elétricas

PCH-2 é a quarta plataforma a ser interditada após ação conjunta do sindicato e trabalhadores. Em 2010, a P-33 foi interditada pela SRTE, assim como a P35 e a P-27.