Petroleiros realizam atos politicos e resgate histórico para rememorar 40 anos da greve de 1983

Foto: Marcelo Aguilar/Sindipetro Unificado

A FUP e seus sindicatos realizam uma série de atos para relembrar a importância histórica da greve de julho de 1983, quando, em plena ditadura militar, a categoria protagonizou o primeiro movimento de parada de produção nas refinarias da Petrobrás.

Os 40 anos de um dos mais emblemáticos movimentos de resistência petroleira começaram a ser celebrados nesta sexta, 07, com atos nas bases da FUP. No dia anterior, o Sindipetro Bahia participou de uma audiência na Câmara de Vereadores de Salvador, onde a greve foi tema principal. Saiba mais aqui.

A coordenadora do Sindipetro Bahia, Bete Sacramento, participou do ato desta sexta, 07, na Replan, onde a categoria relembrou os 40 anos da primeira greve com parada de produção na Petrobrás, realizada em julho de 1983, em plena ditadura militar

Leia também: Petroleiros realizam ato na Replan em rememoração da greve de 1983

No sábado (08), um grande ato político será realizado pela manhã na sede do Sindicato Unificado, em Campinas (SP), com participação do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, e de trabalhadores que protagonizaram a greve de 1983. Em plena ditadura militar, o movimento desafiou a Lei de Segurança Nacional e parou a produção das Refinarias de de Mataripe (a antiga RLAM) e de Paulínia (a REPLAN). Foi a primeira greve com parada de produção da Petrobrás.

Na próxima terça-feira (11), será a vez do Sindipetro Bahia celebrar as quatro décadas do movimento, com outro importante ato político, que será realizado às 18h30, na Subsede da Cultura e da Cidadania da entidade, na Ladeira da Independência, 16, Nazaré, em Salvador.

Saiba mais sobre a histórica greve dos petroleiros de 1983

Além dos petroleiros, o Ato político em rememoração aos 40 anos da greve de 1983 reunirá neste sábado em Campinas acadêmicos, sindicalistas de outras categorias e representantes do governo federal. Já confirmaram presença o professor aposentado de Economia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ex-presidente da Petrobrás [2005-2012], José Sérgio Gabrielli, e a presidenta da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida.

Durante o ato do Sindipetro Unificado, também será lançada uma exposição, que narra por meio de textos e imagens a história da greve, além de um filme documental de média-metragem. A programação inclui ainda apresentações musicais de artistas da região.

Petroleiros em Assembleia sendo realizada nas dependências da Replan em 1983, no período pré-greve (Créditos: Arquivo Sindipetro Unificado)

Em artigo publicado esta semana, a assessora da FUP e doutoranda da UFRJ, Juliana de Oliveira Ferreira, ressalta a importância da resistência petroleira durante a ditadura militar. “A partir do pós-golpe, a tradição de luta coletiva e organização sindical foi duramente combatida e a ação autônoma dos trabalhadores foi impiedosamente reprimida durante todo o regime. Isso, no entanto, não impediu a emergência de greves e lutas sociais, em particular dos trabalhadores das refinarias, no final dos anos 1970 e início dos 1980, apesar da permanente vigilância e repressão por parte da empresa e da ditadura”‘. Leia aqui a íntegra do artigo.

No documentário de média-metragem realizado pelo Sindipetro Unificado, os trabalhadores que protagonizaram a greve de 1983 contam detalhes sobre o movimento. Confira:

Leia também:

Petroleiros realizam ato na Replan em rememoração da greve de 1983

40 ANOS DA GREVE DE 1983: Sindipetro BA participa de audiência pública na Câmara de Vereadores

Sindipetro Unificado lança jornal especial sobre a greve de 1983

Sindipetro BA comemora os 40 anos da greve de 1983 em evento no dia 11

A incansável resistência petroleira durante a ditadura

Petroleiros realizam ato em comemoração aos 40 anos da histórica greve de 1983